Norovírus: saiba tudo sobre sintomas e prevenção da doença
Descubra como se proteger contra o norovírus durante o verão

O norovírus é um tipo de vírus que acomete estômago e intestino, desencadeando sintomas como cólicas abdominais, vômitos, diarreia intensa e, em alguns casos, febre alta.
Esse patógeno é altamente infeccioso e resistente, sendo mais comum no verão, época marcada pelas altas temperaturas e aglomerações.
“No calor, as pessoas vão mais às praias, ficam mais aglomeradas, consomem alimentos com conservação e higiene menos rigorosa em quiosques, têm contato com água do mar, onde pode haver resíduos de vezes humanas, frequentam áreas de litoral, que não apresentam saneamento adequado, com esgoto desembocando diretamente no mar, e tudo isso favorece uma maior disseminação do vírus”, comenta o Dr. Alexandre Sakano, cirurgião do aparelho digestivo da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Como o norovírus é transmitido?
Segundo o Dr. Renato Grinbaum, infectologista e professor do curso de Medicina da Universidade Cidade de S. Paulo (UNICID), o norovírus é transmitido principalmente por via fecal-oral e pelo contato com pessoas infectadas.
“Ele é transmitido pelo contato com mãos mal higienizadas ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Pequenas quantidades do vírus presentes em água, alimentos ou mesmo em superfícies podem ser suficientes para causar a doença. Além disso, a água potável e a água do mar podem ser veículos do vírus. No caso das praias, a contaminação pode ocorrer devido à presença de esgoto”, afirma Grinbaum.
Quais os sintomas de norovírus?
Os principais sintomas de norovírus incluem:
- Diarreia (fezes líquidas)
- Náusea
- Vômitos
- Cólica abdominal
- Febre alta
- Dores de cabeça
- Dores no corpo
Cuidados para evitar o norovírus
“Os norovírus são alguns dos vírus que mais frequentemente causam infecções gastrointestinais, especialmente a diarreia“, destaca o infectologista.
De acordo com ele, a prevenção do norovírus acontece por meio da higiene pessoal e de cuidados com alimentos. Algumas medidas importantes são:
- Comer alimentos muito bem lavados e cozidos
- Ingerir água limpa e de boa procedência
- Evitar locais com água parada
- Lavar bem as mãos
- Ficar longe de áreas de aglomeração
- Não consumir bebidas ou comidas armazenadas incorretamente
- Não frequentar praias com condições impróprias para banho
“É fundamental evitar praias onde há alerta para contaminação por coliformes fecais – que, apesar de não serem norovírus, indicam possível presença de esgoto e água maltratada. Nessas condições, é preciso evitar o banho de mar e os passeios nesses locais”, finaliza o Dr. Renato.