Como lavar as roupas de inverno para evitar crises de alergia
De acordo com otorrinolaringologista, roupas de lã devem ser evitadas por quem sofre com rinite alérgica. Entenda!
As temperaturas caíram e, agora, é hora de resgatar do armário as peças quentinhas, como casacos de moletom, jaquetas de nylon, cachecóis e os abrigos de tricô. No entanto, essas roupas, que provavelmente ficaram muito tempo guardadas, trazem consigo uma infinidade de alérgenos, como mofos e ácaros, o que pode agravar a rinite, a asma e outras doenças respiratórias.
Segundo a Dra. Cristiane Passos Dias Levy, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, para evitar as crises dessas condições, é fundamental prestar atenção na lavagem dessas vestimentas e escolher os tecidos mais adequados.
“A quem tem asma, rinite alérgica ou qualquer tipo de sensibilidade respiratória, é importante priorizar roupas de tecidos hipoalergênicos e lavá-las regularmente. O mesmo vale para quem é alérgico a determinados materiais”, orienta.
A seguir, a médica revela os principais cuidados necessários para utilizar roupas de inverno sem risco de atacar as alergias.
Lã ou sintético?
A lã é um material que conta com ótimas propriedades isolantes, esquentando o corpo de forma eficiente e garantindo conforto. Porém, ela pode soltar muitos fiapos e acumular pó e ácaros, provocando irritações nas vias respiratórias, especialmente em pessoas mais sensíveis.
Por isso, se você sofre com rinite ou outras alergias, o mais indicado é optar por malhas sintéticas ou naturais. Materiais como poliéster, algodão, acrílico ou microfibra são boas opções, segundo a otorrinolaringologista.
Apesar de não serem tão quentinhas quanto a lã, essas malhas podem proporcionar proteção contra o vento, além de serem mais leves e secarem rapidamente.
Como cuidar das roupas para evitar crises de alergia?
1
Lave-as corretamente
Ao tirar suas roupas de inverno do armário, é aconselhável lavá-las antes de usá-las para garantir que estejam limpas e livres de agentes alérgenos.
O processo de lavagem varia de acordo com o material da vestimenta, por isso, sempre verifique as instruções recomendadas na etiqueta da peça.
E lembre-se: as roupas devem ser higienizadas regularmente para evitar o acúmulo de pó, ácaros, germes, odores e sujeiras.
2
Use detergente suave
Durante a lavagem, não utilize produtos químicos agressivos, com odor forte e que possam danificar o tecido. Além disso, sempre enxague a roupa completamente para remover todos os resíduos de sabão.
Evite torcer ou esfregar durante a lavagem
Para cuidar da durabilidade das suas malhas, na hora da lavagem, não torça e nem esfregue o tecido. O ideal é pressioná-las suavemente para retirar o excesso de água.
4
Seque adequadamente
É importante deixar as roupas de malha secarem ao ar livre, porém elas não podem ficar expostas diretamente à luz solar intensa, uma vez que isso pode comprometer as cores.
5
Armazene corretamente
As malhas devem ser guardadas quando estiverem completamente secas. Dobre-as cuidadosamente ou enrole-as e coloque em um local limpo.