Substância natural encontrada no queijo pode combater o câncer

Novo estudo mostra que a nisina, conservante natural de alimentos, pode ter o poder de matar células cancerígenas. Ótima notícia, não?

Por Redação Boa Forma - Atualizado em 27 out 2016, 23h51 - Publicado em 18 jan 2016, 15h24

Benefícios como o controle da hipertensão, manutenção da saúde óssea e vitaminas C, B-6 e B-12 já são bem conhecidos. Mas você sabia que o queijo também pode combater o câncer? Isso mesmo. De acordo com um novo estudo publicado no Journal of Antimicrobial Chemotherapy, um grupo de pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) descobriu que o laticínio tem a capacidade de combater 30 tipos de câncer. Isso acontece porque a nisina, substância produzida por certos queijos (brie, camembert e cheddar), funciona antes que as superbactérias resistentes aos antibióticos tenham a chance de agir.

Depois de apenas nove semanas em teste com camundongos, o tratamento com nisina matou 70 a 80 % das células cancerigenas. Apesar de ser uma descoberta fantástica, o principal autor do estudo, Dr. Yvonne Kapilia, professor da Universidade de Michigian, disse que os resultados são muito limitados para dizer se as substâncias agem da mesma forma em humanos.  Segundo Kapilia, ninguém encontrou uma bactéria em humanos ou animais resistentes à nisina, o que significa que pode funcionar. Vale ressaltar que os resultados são pequenos e apenas obtidos em camundongos.

 

Publicidade