Continua após publicidade

Estratégias certeiras para fazer um detox das redes sociais

Estabelecer horários para checar as mensagens e a timeline evita ansiedade e depressão

Por Fernanda Colavitti (colaboradora)
Atualizado em 20 Maio 2018, 12h55 - Publicado em 20 Maio 2018, 12h45

Café da manhã na companhia da timeline do Instagram, almoço interrompido por e-mails de trabalho e, para finalizar o dia, um textão no Facebook. Se você se identificou com essa rotina, está na hora de fazer um detox digital.

“O uso excessivo dessas mídias diminui o foco e a capacidade de administrar seu tempo, gera problemas em relacionamentos e uma enorme ansiedade”, diz a coach especializada em mudança de comportamento Juliana Carelli, de São Paulo, que tem uma receita infalível para ajudar você nessa dieta:

1. Oi, sumida

O modo como você começa o dia determina seu nível de ansiedade. E ler um e-mail que o chefe mandou de madrugada não é exatamente do que seu 
corpo precisa para despertar com tranquilidade. Da mesma forma, é importante estabelecer um horário para desligar o telefone e deixá-lo fora do seu alcance durante a noite. Assim, além de se proteger daquele “Oi, sumida”, você consegue se acalmar para ter um sono reparador.

2. Adeus, vida perfeita (dos outros)

Viagens, baladas, drinques e comidas maravilhosas passando na telinha – e você sentada no sofá em frente à TV em pleno sábado à noite. Quem nunca? Mas que tal trocar as comparações com a vida alheia por uma ida até a praia ou por um convite para encontrar uma amiga e se divertir, além de fortalecer os vínculos com pessoas queridas?

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

3. Visualizou e não respondeu

Só uma olhadinha no Insta, mais um vídeo, uma foto, um texto enooorme… E, assim, você passa horas conectada. Não existe tempo/espaço nas redes sociais: você se perde e deixa de fazer coisas mais importantes, como treinar e ler um livro. Fixe horários para acessá-las e também para responder aos grupos de WhatsApp (seu amigo pode esperar pelo seu “hahaha” para a piada que ele enviou).

Publicidade