16 dicas para quem está começando ou quer malhar ao ar livre

Para quem está começando a malhar ou deseja apostar em novas modalidades, nós convocamos um time de peso para ajudar nessa missão!

Os experts Marcos Viana, Alice Miranda, Bruno d’Orleans, Rafael Lund, Fábio Zargalio, Patrícia Marinho e Chico Salgado revelam os truques de Flavia Alessandra, Deborah Secco e outras celebridades para manter um corpo invejável. Quer descobrir o que elas fazem? Nós contamos o caminho das pedras aqui:

Para quem está começando

1. Estar fora de forma não é desculpa para não começar a se exercitar. Marcos Viana estimula a prática do crossfit. “O último a terminar o exercício é o que recebe mais incentivo”, diz.

2. Comece alternando a caminhada com o trote, uma corrida de baixa intensidade. Isso fará o corpo se adaptar novamente ao exercício.

3. Nas primeiras três semaNas, faça apeNas uma série de cada exercício, recomeNda fábio Zargalio.

4. Segundo Alice Miranda, é fundamental realizar movimentos com foco no fortalecimento do abdômen e da lombar para que essa região esteja preparada para a nova rotina.

 5. “Estabeleça metas possíveis e de curto prazo. Dessa forma, você evita se frustrar e sente o prazer de conquistar um objetivo de forma rápida”, afirma Bruno d’Orleans.

6. Para Rafael Lund, o segredo é a moderação. “Inicie um programa de exercícios devagar e vá aumentando a intensidade progressivamente. O corpo precisa de um período para a adaptação.”

7. Comece a treinar com uma companhia certa. Ela vai incentivá-la e não deixar o desânimo tomar conta na hora de encarar novos desafios.

Para malhar ao ar livre

8. “Não se esqueça de se hidratar antes, durante e depois do treino, além de usar roupas leves”, alerta Fábio Zargalio.

9. Para quem não gosta do ambiente fechado das academias, ele propõe usar a areia fofa ou a grama, bancos, barras e paralelas disponíveis em praias e parques para realizar exercícios funcionais.

10. Alice Miranda sugere malhar ao ar livre em grupo. “As atividades coletivas, como os grupos de corrida, são motivadoras e o lado social ajuda a manter a dedicação.”

11. Você ainda pode investir em equipamentos multiúso, como a fita de suspensão, para trabalhar o corpo todo de forma prática. Associe uma planilha de treino aeróbico e os resultados serão excelentes.

12. Se nada disso estiver ao alcance, Chico Salgado fala para usar a criatividade. “Vale observar a área onde irá treinar e adaptar cada objeto encontrado ao treino. Um banco de praça, por exemplo, pode servir para o box jump, o pulo no caixote. E uma escada para corridas curtas de alta intensidade, e por aí vai.”

13. Coloque a bike na rua! Pedalar é um ótimo exercício aeróbico, traz Condicionamento e trabalha Pernas, bumbum e abdômen.

14. Se optar por correr ou caminhar, a cada semana aumente pelo menos 200 metros do percurso e acelere o ritmo das passadas. A orientação é de Patrícia Marinho.

15.  Os períodos de temperatura mais amena, antes das 9 e após as 17 horas, são os melhores para as atividades outdoor, lembra Bruno d’Orleans.

 16. Mesmo assim, não esqueça o kit composto de filtro solar, boné ou viseira, óculos escuros e garrafa d’água.

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