5 truques para começar a correr

Correr ainda é difícil para você? Com algumas mudanças de hábito, é possível superar esse desafio. Veja como é simples

Começar a correr pode ser uma tarefa difícil. Logo nos primeiros passos, a panturrilha dói, respirar torna-se um desafio e, em alguns momentos, você até pensa em parar. Mas, não desista! Com essas estratégias, dar as primeiras passadas será muito mais fácil (e menos dolorido!):  

1. Disciplina é fundamental
Para se acostumar com a corrida, você precisa praticar a atividade com frequência. Ao invés de correr eventualmente, crie uma rotina e separe três ou quatro dias para a prática do esporte. Isso vai fortalecer os músculos da parte inferior da coxa e do o core, partes que são muito trabalhadas durante os movimentos. Assim, você ganha mais resistência e condicionamento físico. Comece com corridas de curta distância e aumente gradualmente a distância dos treinos.

2. Desacelere
Você não precisa correr com o pique todo. Comece com uma velocidade um pouco mais rápida que a sua caminhada, por exemplo, e vá, ao poucos, acelerando os passos – só cuidado para não ficar muito ofegante. Assim, o seu corpo entra no ritmo e consegue se acostumar com os estímulos. Depois de acertar as passadas, vale dicar de olho nos pequenos detalhes, como aperfeiçoar os movimentos e postura. 

3. Divirta-se
Sim, correr sozinha pode ser um pouco intediante. Por isso, o truque é encontrar maneiras para deixar o treino mais agradável. Você pode levar o seu cachorro, chamar uma amiga, correr em lugares novos ou até invistir em uma playlist bem animada. Boas opções não faltam.

4. Foca nos músculos!
Nesse esporte, as pernas são protagonistas. Por isso, manter os músculos fortes é mais do que importante para deixar a corrida mais suave. Uma boa opção é investir no exercícios para ganhar massa muscular. Escolher percursos mais íngremes também facilita o seu progresso, porque eles ajudam a ganhar resistência muscular, além de ser um desafio extra. 

5. Variar para melhorar
Incluir a atividade na rotina é ótimo para o seu corpo, mas deixar o treino cair na mesmice pode não ser uma boa ideia. O truque é mesclar a corrida com outros exercícios como musculação, ioga ou pilates. Apostar nos aeróbicos fortalece o corpo e oferece mais fôlego para correr com mais disposição.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s