Os melhores acessórios fitness para treinar na praia

Você nunca mais vai precisar abrir mão do treino durante suas viagens se não quiser

Por Caroline Randmer (colaboradora) 16 mar 2018, 15h02

Minibands

Elas são baratas e ocupam pouco espaço. Ou seja, podem acompanhá-la em qualquer lugar, inclusive na praia. “É possível treinar o corpo todo com o acessório. Embora mais usadas para exercícios de ativação de glúteos, as faixas também podem ser empregadas em exercícios para a parte superior do corpo”, conta Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech, em São Paulo.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Exercícios que você pode fazer com elas

  • Agachamento overhead
    Como fazer: Com os braços estendidos e segurando a faixa elástica na largura dos ombros, flexione os joelhos como se fosse se sentar enquanto leva o elástico acima da cabeça, afastando as mãos.
    Principais músculos envolvidos: membros inferiores
  • Remada unilateral
    Como fazer: Prenda a mini band em um ponto fixo, na altura do tórax. Segure o acessório com o braço estendido e puxe-o em direção ao corpo até seu cotovelo se aproximar de seu tronco. Troque o lado.
    Principais músculos envolvidos: posterior do tronco
  • Passada lateral
    Como fazer: Posicione o elástico ao redor das canelas ou do joelho e desloque-se lateralmente. Repita na outra direção.
    Principais músculos envolvidos: glúteos

TRX

Loja BOA FORMA: encontre produtos incríveis de fitness, beleza, moda e nutrição

Não estranhe. Ele pode parecer grande, mas é muito leve – pesa pouco mais de 1 quilo – e mal pega espaço na mala, sendo facilmente transportado. “O TRX pode ser preso em qualquer estrutura fixa e demanda um espaço muito pequeno à sua volta para a realização dos exercícios”, conta Eduardo. O aparelho permite uma variedade tão grande de movimentos que nem é necessário outro acessório para dar conta do treino para o corpo todo.

Continua após a publicidade

Exercícios que você pode fazer com ele

  • Remada com cotovelos abduzidos
    Como fazer: Segure as manoplas da fita suspensa e jogue seu corpo para trás. Nesta posição inclinada, com os pés fixos no solo, puxe a tira para se levantar enquanto mantém os cotovelos abertos e distantes do corpo.
    Principais músculos envolvidos: dorsais, adutores da escápula e bíceps.
  • Flexão de braços
    Como fazer: Segure as manoplas e projete seu corpo para a frente sem mover os pés até suas mãos se aproximarem do tórax. Volte para a posição inicial e repita o movimento.
    Principais músculos envolvidos: peitoral, deltoide anterior e tríceps.
  • Afundo
    Como fazer: Em pé, segure as manoplas com as tiras do acessório esticadas. Coloque um pé à frente, como se fosse dar uma passada larga. Faça uma flexão de joelho a 90 graus enquanto mantém o tronco ereto. Não deposite sua força no TRX para voltar à posição inicial – a fita deve servir apenas como apoio.
    Principais músculos envolvidos: principais músculos envolvidos: glúteos, quadris e isquiotibiais.

Cones de agilidade

O propósito dos exercícios que utilizam esses acessórios é promover o aumento da resistência. “Durante o exercício é preciso manter uma velocidade elevada pelo máximo tempo possível”, ensina Eduardo.

Exercícios que você pode fazer com eles

  • Deslocamento com toque lateral nos cones
    Posicione dois cones ao lado do corpo, um de cada lado e com distância de pelo menos dois metros entre eles. Desloque-se lateralmente para a direita e toque o acessório com a mão do mesmo lado antes de ir em direção ao outro.
  • Deslocamento em zigue-zague nos cones
    Disponha os cones em linha reta, com distância de meio metro entre eles. Corra para a frente realizando um movimento de zigue-zague ao passar entre eles.
  • Saltos anteriores e laterais nos cones
    Posicione quatro cones de maneira a formar um quadrado. Com os dois pés juntos, salte de um a outro, de frente e lateralmente.
Continua após a publicidade

Publicidade