Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Qual é o jeito certo de respirar ao fazer a prancha?

A respiração é um dos fatores mais importantes na hora de realizar o exercício

Por Juliany Rodrigues
8 dez 2025, 14h00 •
prancha como respirar do jeito certo
Qual é o jeito certo de respirar ao fazer a prancha? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • A prancha abdominal consiste em um dos exercícios mais conhecidos para promover o fortalecimento do core, os músculos estabilizadores do nosso corpo.

    “O core é o responsável por desenvolver potência, manter o equilíbrio e aprimorar a coordenação durante os movimentos. Seus objetivos vão da melhora do desempenho à redução do risco de lesões. Acredita-se entre os profissionais que, para melhorar o desempenho atlético e evitar o risco de lesão, a melhoria do core seja um componente vital”, explica Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company.

    O movimento possui uma execução simples e pode ser realizado por pessoas de diferentes níveis de experiência, sempre ajustando às necessidades de cada um.

    A prancha é considerada potente e oferece uma série de benefícios, entre os principais, melhora da postura, aumento da resistência física e a prevenção de dores e lesões nas costas.

    Durante a execução do exercício, um dos pontos que mais devem receber atenção é a maneira como você respira. Esse detalhe, apesar de parecer “pequeno”, faz toda a diferença não só nos resultados fitness, mas também na segurança do praticante.

    Continua após a publicidade

    Qual é o jeito certo de respirar ao fazer a prancha?

    Ao fazer prancha, é importante priorizar uma respiração diafragmática, uma vez que isso ajuda especialmente na estabilidade durante o movimento.

    O ar deve “descer” para a região baixa das costelas e abdômen, não ficar só no peito. Se a barriga não se movimenta na inspiração, você provavelmente está respirando curto.

    Mantenha uma expiração contínua e suave, renovando o ar sem perder a contração do core. Evite “segurar” o ar quando aumentar o esforço.

    Continua após a publicidade

    Em variações como prancha ou isometrias, mantenha uma expiração contínua e suave, renovando o ar sem perder a contração do core.

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Continua após a publicidade

     

     

     

     

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.