BOA FORMA leva leitora para testar tênis em treino de corrida no Rio

A carioca Rosana Peres aceitou o nosso convite e foi conhecer as novas versões do Nike Free

Por Daniela Bernardi 20 abr 2015, 13h16

BOA FORMA teve uma ideia diferente para conhecer as novas versões do Nike Free 3.0 (599,90 reais), 4.0 (499,90 reais) e 5.0 (349,90 reais): convidar uma leitora que corre para testar os modelos. A escolhida foi a carioca Rosana Peres, de 22 anos, que se apaixonou pelo esporte há um ano e meio. De lá para cá, ela já ganhou nove pódios – inclusive o primeiro lugar da sua categoria na São Silvestre, em São Paulo – e perdeu 15 kg. Convite feito e aceito.

Rosana já tinha os modelos antigos do 3.0 e o 4.0 do Nike Free. “Só que eu mal consigo usar o 3.0, porque ele me aperta no peito do pé e no tornozelo.” A decepção tornou-se entusiasmo quando a estudante de direito calçou o novo 3.0. “Só de colocá-lo já sinto diferença no cabedal e na lingueta, que agora tem uma abertura.” Ela tem razão: a Nike confirmou que compressão do cabedal foi reajustada para diminuir a pressão.

Fomos à Praia Vermelha, na Urca, para correr 3 quilômetros e fazer um treinamento de força na areia. “Outra diferença é que agora não entra areia dentro do tênis e dá para usá-lo com meia”, comentou Rosana. A proposta da linha – de dar a sensação de estar correndo descalço e de forma natural – é bem perceptível nos desníveis da areia e dos paralelepípedos de onde nos exercitamos.

Biermann/Divulgação
Biermann/Divulgação

Corra Free

A linha é inspirada em atletas universitários dos Estados Unidos e corredores profissionais do Quênia, que costumam treinar descalços com frequência. Devido à menor estrutura de amortecimento (é mais próximo ao chão), o praticante acaba trabalhando músculos que não está acostumado.

No solado, os cortes hexagonais garantem flexibilidade e movimento multidirecional para todos os tipos de pisada. Já a tecnologia Flyknit possui laços, por onde o cadarço passa, que promovem ajuste personalizado.

Biermann/Divulgação
Biermann/Divulgação

A diferença entre cada modelo Free está no tamanho do offset (diferença entre a frente e a trás do tênis): 3.0 (4 milímetros), 4.0 (6 milímetros) e 5.0 (8 milímetros). Este último é recomendável para iniciantes da linha, já que tem mais estrutura de amortecimento. Ele também possui um tecido ventilado, mas não é a tecnologia Flyknit.         

Continua após a publicidade

Publicidade