Fernanda Keller ensina 4 passos para você participar de um triatlo

Natação + ciclismo + corrida... Tudo no mesmo dia. Ufa! O triatlo até parece impossível, mas tem muita gente se apaixonando e arrasando no desafio

Por Daniela Bernardi - Atualizado em 28 out 2016, 01h19 - Publicado em 23 jan 2016, 11h25

Pioneira da modalidade no país, Fernanda Keller já disputou 24 vezes o Ironman do Havaí (a principal prova do circuito) e dá as dicas para você também se aventurar, ainda que em distâncias menores. A partir do dia 21 deste mês, ela também entra no ar com o programa Triatleta, no canal Off, e mostra como faz para superar seus próprios limites – e continuar súper em forma aos 52 anos.

1. Comece com as menores
Quem curte misturar os esportes em uma única prova pode experimentar as competições Sprint, com apenas 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida. “Você só fica uma hora e meia se exercitando. É como se fosse uma aula da academia”, compara Fernanda. Sim, você consegue!

2. Escolha as provas certas
A taxa de inscrição pode ser um pouco salgada – varia entre R$ 150 e R$ 600 para amadores –, mas optar pelas empresas mais tradicionais faz toda a diferença no quesito segurança. “A organização precisa ter o apoio da guarda costeira, que libera a competição no mar se houver condições, e dos agentes de trânsito, para bloquear as ruas.” Sem contar a estrutura de atendimento médico.

Sergio Mello
Sergio Mello

3. Seja positiva
Quando as dores chegarem – sim, elas virão –, não fique pensando nelas. Aproveite o contato com a natureza para trazer boas sensações à mente. “Quando termino o ciclismo cansada, em vez de lamentar que ainda falta toda a corrida pela frente, comemoro que já superei a natação e a bike”, recomenda a triatleta.

4. Desacelere para acelerar
Aos 52 anos, Fernanda teve que mudar sua tática de preparação. Agora, ela precisa de dois a três dias de atividades regenerativas para se recuperar de um treino pesado. Já sua musculação é focada no ganho de força específico para as três modalidades (nada de hipertrofia excessiva!). Outra estratégia é separar os dias de corrida e pedalada porque são atividades mais exigentes.

Sergio Mello
Sergio Mello

Continua após a publicidade
Publicidade