A importância do fortalecimento abdominal para um treino eficaz e seguro
Parte do corpo faz parte da região do core, fundamental para a estabilidade, equilíbrio e força corporal

Na rotina de quem pratica atividade física, há diversos treinos para tonificar ou até mesmo ajudar a emagrecer. A variedade é grande, pois é possível treinar tanto com máquinas ou sem elas. Mas é preciso saber também é que alguns deles são importantes não apenas para a estética, mas também para a sustentação do corpo. Fortalecer o abdome é um deles.
Segundo uma revisão narrativa (estudo científico que reúne o conhecimento já existente sobre um determinado tema) divulgada pela Universidade Federal do Paraná, em 2024, o fortalecimento do core melhora a funcionalidade de adultos e jovens. Ou seja, fortalecer o abdome é essencial para trabalhar os músculos e trazer diversos benefícios, entre eles:
- Melhora do equilíbrio dinâmico e estático
- Aumento da mobilidade e da transferência de força
- Melhor desempenho em atividades diárias
- Redução do risco de lesões e dores lombares
O que mais eu preciso saber para fortalecer o abdome?
Para o especialista técnico da Smart Fit, Daniel Silva, o abdome é uma região muito importante para a qualidade e segurança de exercícios físicos. “Se trata de um grupo muscular que auxiliar na estabilização de tronco em diversos exercícios”, explica o profissional.
Para isso, um exemplo de exercício, entre os diversos que existem, que trabalha essa região para fortalecer o abdome é a prancha isométrica. “Nesse exercício, temos uma grande ativação de Reto Abdominal, Abdômen Transverso e Oblíquo”, completa Daniel.
Veja abaixo como fazer a prancha isométrica da forma correta para fortalecer o abdome.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.