Prancha abdominal emagrece? Veja 4 benefícios do exercício para potencializar seus treinos!
Profissionais trazem dicas para a execução correta do exercício para potencializar seus treinos
A Prancha Abdominal é um exercício que fortalece uma região importante: o core, que auxilia na sustentação do corpo. Ela é uma das muitas variações de abdominais que e pode ser feita em qualquer lugar, basta ser uma superfície lisa. E uma dúvida comum entre os praticantes de atividades físicas sobre esse exercício é se ele colabora ou não no emagrecimento.
“Existe um mito comum de que exercícios abdominais estáticos, como a prancha, teriam o poder de ‘queimar gordura localizada’ no abdômen. Do ponto de vista metabólico, isso não ocorre, pois a oxidação de gordura é um processo sistêmico”, explica o especialista técnico da Smart Fit, Lucas Florêncio.
No entanto, segundo Lucas, a prancha abdominal é uma ferramenta valiosa em um programa de emagrecimento, não pelo gasto calórico imediato, mas pelas adaptações funcionais e estruturais que ela proporciona. “A prancha não “emagrece” isoladamente, mas é um alicerce fundamental. Ela prepara o seu corpo para suportar os treinos que realmente queimam calorias, enquanto garante que, ao perder gordura, o abdômen por baixo esteja tonificado e funcional”, completa.
O profissional listou a seguir 4 benefícios da prancha abdominal para os seus treinos:
Melhora da Estética Abdominal (Tônus Muscular)
Embora a prancha não remova a gordura subcutânea, ela é altamente eficaz no recrutamento do músculo transverso do abdômen, o nosso “cinturão natural”. Ao fortalecer essa musculatura profunda, ocorre uma melhora na contenção das vísceras e na pressão intra-abdominal, o que resulta em uma linha de cintura mais firme e visualmente mais estreita, mesmo antes de grandes perdas de gordura.
2Eficiência Biomecânica em Exercícios Multiarticulares
O emagrecimento eficiente exige treinos de alta intensidade (como agachamentos, levantamentos e treinos intervalados). A prancha desenvolve a estabilidade do core, permitindo que você execute esses exercícios com maior carga e melhor técnica. Um core estável transfere melhor a força entre membros inferiores e superiores, reduzindo o risco de lesões e permitindo que você treine com a intensidade necessária para gerar um alto gasto calórico.
3Correção Postural e Redução da Protusão Abdominal
Muitas pessoas em processo de emagrecimento apresentam uma “barriga proeminente” devido à hiperlordose lombar ou fraqueza do core. A prancha trabalha a resistência dos eretores da espinha e dos músculos abdominais, corrigindo a inclinação pélvica. Uma postura alinhada redistribui o volume abdominal de forma mais estética e melhora a eficiência mecânica durante atividades aeróbicas, como a corrida.
Ativação Metabólica via Tensão Isométrica
Embora o gasto calórico da isometria seja inferior ao de exercícios dinâmicos globais, a prancha promove um tempo sob tensão elevado. Isso contribui para a densidade muscular e para a manutenção da Taxa Metabólica Basal (TMB). Em processos de emagrecimento, onde há risco de perda de massa magra devido ao déficit calórico, o estímulo de resistência da prancha ajuda a sinalizar ao corpo a preservação do tecido muscular ativo.
Como fazer a execução correta da prancha abdominal?
De acordo com Guilherme Leme, profissional técnico da Bio Ritmo, uma boa execução de prancha abdominal é a manutenção do alinhamento de quadris e coluna. “Isso preserva as curvaturas anatômicas da coluna e não deixa o quadril se aproximar do solo durante a execução”.
Outro ponto é se a prática da prancha abdominal é feita com os braços esticados. “Nesse caso, com as mãos apoiadas no solo, os músculos do braço certamente terão um trabalho aumentado e uma maior demanda muscular para manter a posição adequada”, explica o profissional da Bio Ritmo.
Qual o melhor momento do treino para fazer a prancha abdominal?
Guilherme conta que a prancha abdominal é um exercício que pode ser incluído nas atividades, mas sempre dependendo de como elas estão organizadas. “Se o foco for a força dos estabilizadores, melhor no início. Se o foco for aumentar o gasto de energia da sessão, pode ser feito em qualquer momento entre os exercícios. Se o foco for a força de membros superiores ou inferiores, é mais recomendável deixá-la para o final”, explica.
“Vale dizer que a prancha abdominal é um exercício que pode ser feito por pessoas de qualquer nível de treinamento, adaptando o nível de complexidade individualmente”, finaliza o profissional.
Para que servem os exercícios isométricos?
Quantos abdominais por dia? Descubra a resposta equilibrada
Treino em jejum: O que você precisa saber para emagrecer com saúde
Corrida faz mal para o joelho?
Fortaleça seu core: treino abdominal simples e eficaz para iniciantes





