Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Prancha com levantamento de perna: saiba como fazer e fortaleça mais seu core

Turbine seus treinos com essa variação da prancha isométrica

Por Maraísa Bueno
10 dez 2025, 16h00 •
Aprenda a fazer a prancha com levantamento de perna
Aprenda a fazer a prancha com levantamento de perna (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • Abdominal é um exercício que colabora não apenas para a movimentação, mas também para fortalecer uma região importante: o core, que auxilia na sustentação do corpo. Dentre as diversas variações de abdominais, a prancha isométrica é um dos exercícios mais desafiadores e, indo além, ela também possui uma variação: a prancha com levantamento de perna. 

    Guilherme Leme, gerente técnico da Bio Ritmo, destaca que um dos principais objetivos da prancha abdominal é o fortalecimento  dos músculos estabilizadores do corpo (core). “Eles envolvem as articulações do quadril e da coluna, contudo também há um trabalho dos músculos de braços e coxas neste exercício, embora não sejam os principais”.

    “O core é uma região do corpo que possui 29 pares de músculos que sustentação do nosso corpo. Porque é tão importante trabalhar o core, porque usamos a musculatura para todos os outros exercícios, como agachamento, flexão de braço, entre outros. Um core fraco, pode trazer diversas lesões”, explica a personal Carina Rosin, em um vídeo publicado no Youtube

    Prancha com levantamento de perna: como fazer?

    Para realizar uma prancha com elevação de pernas, comece na posição de prancha com os antebraços e dedos dos pés no chão. Para tornar este exercício um pouco mais fácil, você pode realizar o movimento com as mãos em vez de com os antebraços.

    • Levante lentamente uma perna até 20cm do chão
    • Conte até dois e abaixe lentamente a perna até o chão.
    • Troque as pernas e repita.
    • Faça duas a três séries de 10 repetições.

    Veja mais no vídeo a seguir:

    Continua após a publicidade

    Como fazer a execução correta da prancha abdominal?

    De acordo com Guilherme, uma boa execução de prancha abdominal é a manutenção do alinhamento de quadris e coluna. “Isso preserva as curvaturas anatômicas da coluna e não deixa o quadril se aproximar do solo durante a execução”. 

    A prancha convencional é feita com os cotovelos no chão e as pernas estendidas. Mas, o exercício possui diversas variações e níveis de intensidade que podem turbinar o seu treino! Veja a seguir dicas da personal Carina Rosin:

    Iniciantes:

    • Prancha com os joelhos no chão: não apenas os cotovelos, mas também os joelhos ficarão apoiados no chão. 
    • Prancha lateral: Aqui, você ficará de lado, com os joelhos no chão, apoiando o corpo no cotovelo. (o objetivo desta prancha é trabalhar os músculos oblíquos) 
    Continua após a publicidade

    3 repetições de 30 segundos cada 

    Intermediários

    • Prancha convencional com os braços estendidos: nesse exercício, ao invés de apoiar os cotovelos, você irá estender os braços e ficar na posição de flexão de braço. “Aqui vocês vão trabalhar ombro, tríceps, peitoral”, explica a personal.
    • Prancha lateral com uma perna de apoio: uma das pernas será seu apoio no chão junto com os cotovelos, cruzando essa perna para a frente do corpo, trabalhando não só a região dos oblíquos, como também glúteo e coxa. 

    3 repetições de 30 segundos a 1 minuto cada 

    Avançado:

    Continua após a publicidade
    • Prancha convencional alternando braços ou pernas: ao fazer a prancha com os braços estendidos, você pode ficar em 3 apoios, ao levantar um dos braços ou uma das pernas, intercalando entre direito e esquerdo.
    • Prancha convencional alternando braços e pernas: para aumentar o grau de dificuldade, você pode alternar, levantando de forma simultânea um braço e uma perna, por exemplo: ao levantar o braço direito, levante a perna esquerda ao mesmo tempo. 
    • Prancha lateral com as pernas estendidas: aqui o único apoio será o cotovelo no chão e as pernas ficarão estendidas. 

    3 repetições de 30 segundos a 1 minuto cada

    A importância do fortalecimento abdominal para um treino eficaz e seguro

    Na rotina de quem pratica atividade física, há diversos treinos para tonificar ou até mesmo ajudar a emagrecer. A variedade é grande, pois é possível treinar tanto com máquinas ou sem elas. Mas é preciso saber também é que alguns deles são importantes não apenas para a estética, mas também para a sustentação do corpo. Fortalecer o abdômen é um deles.

    Segundo uma revisão narrativa (estudo científico que reúne o conhecimento já existente sobre um determinado tema) divulgada pela Universidade Federal do Paraná, em 2024, o fortalecimento do core melhora a funcionalidade de adultos e jovens. Ou seja, fortalecer o abdômen é essencial para trabalhar os músculos e trazer diversos benefícios, entre eles:

    • Melhora do equilíbrio dinâmico e estático
    • Aumento da mobilidade e da transferência de força
    • Melhor desempenho em atividades diárias
    • Redução do risco de lesões e dores lombares
    Continua após a publicidade

    O que mais eu preciso saber para fortalecer o abdome? 

    Para o especialista técnico da Smart Fit, Daniel Silva, o abdômen é uma região muito importante para a qualidade e segurança de exercícios físicos. “Se trata de um grupo muscular que auxiliar na estabilização de tronco em diversos exercícios”, explica o profissional. 

    Para isso, um exemplo de exercício, entre os diversos que existem, que trabalha essa região para fortalecer o abdômen é a prancha isométrica. “Nesse exercício, temos uma grande ativação de Reto Abdominal, Abdômen Transverso e Oblíquo”, completa Daniel.

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.