Continua após publicidade

Como respirar nos esportes de alta intensidade

HIIT, maratonas, ciclismo... Como tirar melhor proveito de sua respiração durante esses treinos?

Por Amanda Ventorin
Atualizado em 8 abr 2022, 08h38 - Publicado em 11 abr 2022, 10h00

Quando um atacante está vindo com a bola em sua direção, respirar com calma não é exatamente fácil. Esportes de alta intensidade podem literalmente tirar o fôlego, graças ao componente cardio exigente e à enxurrada de movimentos.

Mas esses exercícios ensinam o corpo a ganhar eficiência biomecânica, melhoram o bombeamento de sangue no organismo, assim como o fornecimento de oxigênio para os músculos. Além disso, ajudam a evitar a obesidade, síndromes metabólicas e depressão, segundo Diego Cordeiro, personal trainer da Bodytech Iguatemi.

Como fazer certo: Embora não haja uma maneira correta de respirar no campo ou na quadra, a respiração deve vir do diafragma (o músculo respiratório mais eficiente), não do peito. Em geral, isso significa que a caixa torácica deve se expandir quando você inspira e diminuir quando você expira. Isso evita que você fique muito ofegante.

Vantagem psicológica: Nos momentos em que não estiver participando ativamente de uma jogada, tente respirar com mais calma. Respirar mais profundamente dá mais clareza nos pensamentos e pode dar aos atletas uma vantagem psicológica contra seus oponentes.

Publicidade