Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Stiff: como a posição dos joelhos pode evitar lesões na lombar

Entenda o jeito correto de flexionar os joelhos na execução do exercício

Por Maraísa Bueno
Atualizado em 25 set 2025, 13h32 - Publicado em 24 set 2025, 16h00
.
No stiff, o posicionamento dos joelhos é extremamente importante para a execução correta do exercício (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Ótimo para desenvolver os músculos posteriores da coxa (isquiotibiais) e glúteos, o stiff é um exercício que pode oferecer riscos à lombar quando feito da maneira errada, causando dores e até mesmo lesões. Mas um ponto importante durante a execução do exercício é com relação aos joelhos. O posicionamento dessa região é um ponto crucial para a melhor performance do stiff. Eles precisam ficar levemente flexionados.

Um estudo do International Journal of Sports Physical Therapy demonstrou que uma ligeira flexão dos joelhos (10-15°) durante o stiff reduz a tensão lombar, permitindo maior ativação dos isquiotibiais sem compensação da coluna.

Além disso, estudos mostram que executar o stiff com joelho totalmente estendido aumenta o alongamento dos isquiotibiais. Isso aumenta o risco de lesões, caso o atleta não tenha tanta técnica, além de analisar a carga ou progressão do exercício, pois também podem causar dores não apenas no joelho, mas também na lombar. 

Qual é a postura correta na execução do stiff?

Evandro Félix, personal trainer, explica que a postura adequada para sua execução do stiff com barras, por exemplo, é de pés afastados na largura dos ombros, joelhos semi flexionados e estáveis dessa forma, fazendo um flexão de quadril com o tronco ereto e inclinado a frente (paralelo ao chão). “Sempre tenha os olhos apontados para os pés mantendo a cervical ereta”, completa.

Quais os riscos de lesões caso o stiff não seja feito da maneira correta?

O personal conta que o stiff é um dos exercícios mais complexos trabalhados na academia e, muitas vezes, não são prescritos para iniciantes ou intermediários. “Isso é feito justamente pelo seu alto grau de complexidade e exigir um alto nível de consciência corporal, pois podem gerar lesões, principalmente na região da lombar.”

Continua após a publicidade

Aproveite e veja a seguir como executar o stiff com barra da forma correta:

Veja também variações do stiff unilateral para turbinar seus treinos de glúteo:

Stiff unilateral com halter

Stiff Unilateral com elástico

Stiff Unilateral com apoio no step

Continua após a publicidade

Stiff Unilateral com o peso do corpo

Erros comuns na execução do stiff:

Pedro Coelho, profissional da TotalPass, explica que erros na execução do stiff acontecem devido à falta de consciência corporal. “Isso acontece porque não conseguem estabilizar os músculos que preservam o movimento no momento da execução”.

O profissional de educação física listou os três erros mais comuns:

  • Arredondamento das costas na fase excêntrica (fase da volta do movimento); 
  • Joelhos totalmente estendidos no momento da extensão do quadril;
  • Fazer a flexão do joelho na fase excêntrica (flexão do quadril), simulando um agachamento com o tronco projetado para a frente.
Continua após a publicidade

Procure por um profissional para entender a forma correta da execução do exercício, assim você evita o risco de lesões e consegue alcançar seu objetivo no treino.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.