Tênis de sola reta para treino de inferiores: benefícios segundo especialistas
Especialistas respondem à dúvida e trazem dicas dos melhores calçados para a musculação

O conforto e a segurança são critérios essenciais para os amantes de musculação. Ter a roupa adequada que não atrapalhe e saber executar os movimentos de forma que não causem lesões são pontos importantes na hora de se exercitar. E o tênis de sola reta faz parte também dos critérios para um bom treino de inferiores.
Conversamos com dois especialistas em ortopedia, Dr. Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva do hospital Albert Einstein e da Rede D’Or, e Dr Fernando Jorge, ortopedista, especialista em cirurgias do Joelho e cirurgias do Quadril (HSL-RP), em Medicina Regenerativa (Orthoregen-BR/USA), em Intervenção em Dor (Hospital Albert Einstein) e em Medicina Intervencionista em Dor (Faculdade de Medicina da USP – Ribeirão Preto). Ambos trouxeram suas visões a respeito de treinar inferiores com tênis de sola reta. Veja a seguir:
Treinar inferiores com tênis de sola reta faz diferença?
Dr. Marcos Cortelazo: “Sim, para treinos de perna que envolvam especialmente o Leg press, agachamento e levantamento terra o tênis de sola reta melhora a estabilidade e a propriocepção pelo maior contato com o solo. Ele também melhora a distribuição de força no pé e reduz a instabilidade que pode ocorrer em outros tipos de tênis. Desta forma, favorecem um melhor desempenho nestes tipos de treino”.
Dr. Fernando Jorge: “Sim, o uso de tênis de sola reta (drop baixo ou zero) pode influenciar positivamente o desempenho e a segurança em exercícios de membros inferiores, mas depende do contexto:
- Estabilidade e Ativação Muscular: Tênis de sola reta proporcionam maior estabilidade durante movimentos como agachamentos, levantamento terra e stiff, pois permitem uma distribuição uniforme da força no solo. Isso favorece a ativação dos músculos intrínsecos dos pés e da cadeia posterior (glúteos, isquiotibiais) .
- Biomecânica do Movimento: A sola plana reduz a amplitude excessiva do tronco durante agachamentos profundos, melhorando a técnica e minimizando riscos de lesão na coluna lombar .
- Limitações: Para exercícios de alto impacto (corrida), esses calçados não são ideais, pois não absorvem impacto adequadamente, aumentando o estresse articular.”
Existe algum calçado ideal para treino de perna?
Dr. Marcos Cortelazo: “Tudo vai depender do tipo de exercício. Em geral deve-se evitar tênis de corrida ou com muito amortecimento. Recomendo tênis de sola reta para agachamento, levantamento terra e treino geral de pernas. Os com saltos rígidos são mais voltados para agachamento profundo”.
Dr. Fernando Jorge: “Sim, o calçado ideal deve combinar estabilidade, rigidez na sola e suporte anatômico. Modelos recomendados incluem os tênis de sola reta, aderência elevada e estrutura reforçada para suportar cargas pesadas e movimentos multidirecionais.
Características Essenciais dos tênis de sola reta:
- Sola Rígida e Reta: Maximiza a transferência de força para o solo.
- Aderência: Evita escorregões em movimentos como levantamento terra.
- Conforto e Ventilação: Tecidos respiráveis evitam superaquecimento.
- Suporte de Tornozelo: Modelos de cano alto que reduzem o risco de torções”.
Dr. Fernando ainda traz um ponto de atenção: “evite tênis de corrida ou casual, pois não têm reforço estrutural para cargas elevadas”.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.