O treino de abdômen da musa do skate

A paulistana Letícia Bufoni, uma das melhores skatistas do mundo, mostra com exclusividade para BOA FORMA seus exercícios preferidos para chapar a barriga

Ela anda de skate desde que se conhece por gente – o que sempre preocupou o pai, que achava que era esporte de menino. Mas a paulistana Letícia Bufoni mostrou ter talento desde as primeiras manobras. Tanto que se tornou skatista profissional aos 14 anos e mudou-se para a Califórnia (EUA). Aos 17, levou para casa sua primeira medalha nos X Games (a Olimpíada dos esportes radicais). Hoje, aos 21 anos, já foi quatro vezes campeã da Copa do Mundo de Street Skate Feminino, três vezes medalha de ouro nos X Games, quatro vezes a melhor skatista mulher do ano no Brasil e considerada a atleta do ano na categoria Action Sports no prêmio Excellence in Sports Performance Yearly Award, do canal ESPN, em 2013. “Nunca pensei muito sobre o que deveria ou não fazer. O que eu queria era apenas andar de skate todos os dias e me divertir”, diz com simplicidade.

Veja também: 6 motivos para apostar no skate

Letícia é focada e competitiva, mas também gosta de se cuidar. Além dos treinos diários no skate – algumas vezes com seis horas de duração –, ela curte malhar. “Sempre gostei porque ajuda o condicionamento e a ter um corpo bonito.” Entre seus exercícios preferidos estão os que trabalham o core (cinturão de músculos que engloba o abdômen e a região lombar), que tenta encaixar na rotina três ou quatro vezes por semana. Na hora de se vestir, não abre mão da praticidade e do conforto – já que vive em constante movimento. Mas tudo sempre com um toque fashion e feminino. Como atleta que ajuda seu esporte a crescer, ela está animada com o futuro. “Eu me sinto abençoada por poder inspirar cada vez mais mulheres a andar de skate.”

O PONTO CENTRAL

Trabalhar o core ajuda a proteger e estabilizar a coluna, deixando toda a estrutura do corpo mais preparada e mais forte. “Além de aumentar a eficiência dos movimentos, melhora o equilíbrio e a coordenação motora – o que é muito importante para qualquer esporte e para as atividades do dia a dia”, explica a personal trainer Fernanda Queiroz, de São Paulo. Quer mais? Também colabora para que sua barriga fique linda e definida, como a de Letícia Bufoni. A seguir, mostramos as séries preferidas da skatista, que teve o acompanhamento de Fernanda Queiroz. Para você copiar e desfilar com uma barriguinha campeã por aí!

A personal Fernanda Queiroz, de São Paulo, acompanhou a sessão de Letícia Bufoni, explicando cada exercício. Ela sugere fazer as séries duas ou três vezes por semana em dias alternados. o treino da campeã:

1. Abdominal com rotação de tronco

Exercício da skatista Letícia Bufoni

a. Apoie o joelho esquerdo e o pé direito no chão, formando um ângulo de 90 graus. Segure a bola com as duas mãos próximas aos quadris do lado esquerdo.

b. Gire o tronco, elevando a bola acima do ombro direito. Volte à posição inicial e repita. Faça 3 séries de 15x de cada lado, alternando os lados.

2. Escalando montanha

Exercício da skatista Letícia Bufoni

Em posição da flexão de braços, cotovelos estendidos, coluna alinhada, quadris baixos. Mantenha o peso nos braços, posicionando os ombros na linha dos punhos. Leve o joelho flexionado em direção ao peito, alternando rapidamente as pernas, como se fosse uma corrida no lugar.

Faça 3 séries de 30 segundos.

3. Ponte ventral

Exercício da skatista Letícia Bufoni

(Chris Parente/BOA FORMA)

Deitada, apoie os cotovelos e a ponta dos pés no chão, mantendo o corpo em uma linha única, desde pescoço até os tornozelos. Contraia o abdômen e segure a postura.

Faça 3 séries de 30 segundos de isometria.

4. Flexão de quadris sobre a bola

Exercício da skatista Letícia Bufoni

a. Mãos no chão, ombros na mesma linha dos punhos, joelhos sobre a bola, mantenha o corpo em linha reta.

b. Puxe os dois joelhos simultaneamente em direção ao peito, rolando a bola.

Faça 3 séries de 15 repetições.

5. Ponte sobre as mãos com rotação de tronco

Exercício da skatista Letícia Bufoni

a. Em posição da flexão de braços, cotovelos estendidos, quadris baixos. Mantenha o peso nos braços, com os ombros na linha dos punhos e uma perna levemente elevada.

b. Flexione o joelho da perna elevada e gire em direção ao cotovelo contrário. Volte à posição inicial e repita com a mesma perna.

Faça 3 séries de 15 repetições com cada perna.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s