Continua após publicidade

O que fazer para crianças criarem o hábito de beber água? Médico orienta

Especialista em nutrição materno infantil explica a importância da hidratação para crianças e dá dicas sobre como incentivar o consumo de água

Por Ana Paula Ferreira
27 mar 2024, 10h00

Enquanto algumas pessoas conseguem facilmente alcançar a meta de hidratação diária – que é indispensável para a saúde do corpo e, principalmente, dos rins –, para outras pode ser bastante difícil criar o hábito de beber água, e isso, é claro, também inclui as crianças, que costumam sofrer mais com a desidratação do que os adultos.

Letícia Quaresma Paolino, nutricionista especializada em nutrição materno infantil e professora do Centro Universitário IBMR, afirma que a consciência corporal deve começar desde a infância e que o bom exemplo dos adultos é a principal ferramenta para educar os pequenos com naturalidade.

“Com o desenvolvimento da consciência corporal, é possível compreender, por exemplo, o que este ou aquele alimento pode trazer de benefício para nós, assim como, as consequências dos excessos”, ela afirma.

Continua após a publicidade

Segundo ela, “a escolha de alimentos naturais e vegetais, não processados, e a pouca ingestão de carne vermelha e sódio (sal) são atitudes significativas para a saúde dos rins” e do corpo como um todo. “Além disso, o estilo de vida saudável, com a ingestão energética adequada e atividade física regular, para manter o peso ideal, também são essenciais para a saúde renal”, enfatiza.

Dicas para estimular o consumo de água para crianças

Diante da importância que o consumo de água tem para a saúde como um todo, Letícia listou cinco dicas para estimular nas crianças o hábito de se hidratar.

1
Continua após a publicidade

Água em primeiro lugar

É importante que os responsáveis sempre priorizem a oferta de água ao invés de outras bebidas como sucos, refrescos e refrigerantes.

2
Continua após a publicidade

Ofereça água

Não espere que as crianças peçam água/bebida. É essencial que água seja oferecida ao longo do dia para as crianças.

3
Continua após a publicidade

Aposte na garrafinha de água

Como um estímulo para ingestão de água, invista em uma garrafinha com desenhos e cores preferidos das crianças.

4
Continua após a publicidade

Invista em alimentos ricos em água

Na lancheira da escola, coloque alimentos com alta porcentagem de água como por exemplo as frutas: melão, melancia, laranja, entre outras.

5

Seja o exemplo

Os responsáveis devem sempre dar bons exemplos para se hidratar. E, sempre que possível, convide-as para tomar água junto.

Publicidade