Continua após publicidade

Alongamento para pescoço: 4 motivos para incluir em sua rotina

Segundo especialista, alongar essa região pode diminuir dores e evitar o desconforto causado pela rotina de trabalho

Por Ana Paula Ferreira
22 mar 2024, 15h30

O pescoço é uma parte do corpo muitas vezes esquecida pelas pessoas na hora do alongamento. Mas aqui vai um bom motivo pelo qual ele não deveria ser deixado de lado: de acordo com dados da rede Dr. Consulta, cerca de 50% das pessoas já tiveram ou têm dores no pescoço.

Entre as principais causas desse desconforto, estão sedentarismo, falta da prática regular de atividade física e a tendência das pessoas ficarem paradas durante muito tempo na mesma posição.

De acordo com Jessé Ramos, profissional de educação física da TotalPass, além desses fatores, a falta de alongamento no dia a dia provoca o enrijecimento dos músculos. “Isso pode desencadear problemas posturais e aumentar o risco de lesões musculares e articulares. O hábito de alongar é fundamental para aliviar a tensão da região”, ele explica.

Continua após a publicidade

Diante disso, o especialista listou quatro ótimos motivos pelos quais você deveria apostar no alongamento para pescoço, além de explicar como essa ação contribui para uma vida mais saudável.

Benefícios do alongamento para pescoço

1

Melhora a flexibilidade

Continua após a publicidade

Muitas pessoas tendem a ficar paradas durante um longo período de tempo na mesma posição, tanto para funções profissionais quanto para lazer. “Quando isso acontece, os músculos ficam enrijecidos e, por consequência, doloridos após alguma movimentação. Por isso, alongar de forma regular ajuda a eliminar essa sensação, já que os músculos e articulações ficarão mais flexíveis, apaziguando o desconforto causado quando ficamos várias horas em frente ao computador ou sentados, por exemplo”, pontua.

2

Aumenta a circulação sanguínea

Continua após a publicidade

Outra função corporal melhorada com o hábito é a circulatória. “O movimento sanguíneo torna-se mais fluido, diminuindo a probabilidade de possíveis lesões e problemas futuros. Exercitar os músculos certifica que eles fiquem relaxados, característica que vai muito além de um alívio momentâneo. Nesse sentido, não há dúvidas de que uma boa circulação sanguínea melhora a qualidade de vida como um todo.”

3

Evita diferentes dores

Continua após a publicidade

“Além do desconforto no pescoço em si, a ausência de alongamento pode causar dores de cabeça, rigidez ao tocar na região, dormência e formigamento, sensação de pontadas e até dificuldade de movimentação”, explica. “Exercitar regularmente essa parte do corpo desempenha um papel significativo na prevenção e interrupção desses incômodos. Mas atenção: caso os sintomas persistam, procure um ortopedista para um diagnóstico completo”, alerta Ramos.

4

Pode ser feito a qualquer hora do dia

Continua após a publicidade

O alongamento do pescoço não se limita a um momento específico do dia. “Realizar esses exercícios pela manhã ajuda a preparar os músculos para os compromissos diários. No meio do dia, durante as pausas no trabalho para aliviar a tensão acumulada. Já quando a pessoa alonga antes de dormir, ela tende a relaxar mais e contribui com a melhora do sono”, conclui.

Como alongar o pescoço

Veja a seguir quais são as melhores formas de alongar o pescoço:

Publicidade