Continua após publicidade

Maratonar séries pode prejudicar a circulação sanguínea

Especialista explica como o hábito pode trazer malefícios à saúde

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 23 set 2022, 15h10 - Publicado em 23 set 2022, 15h45

Se você gosta de curtir o seu fim de semana na frente da televisão maratonando séries e filmes, saiba que esse é um hábito que pode prejudicar a saúde.

Quando passamos muitas horas sentados, ou seja, com as pernas para baixo, o sangue pode ficar parado e diminuir a circulação, segundo o angiologista Thiago Rocha.

“Para quem já tem problemas de circulação, este hábito irá inflamar as pernas, piorando os sintomas, como dores e o aparecimento de varizes”, destaca o médico.

Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular (SBACV) mostram que 70% da população brasileira possui algum grau de varizes, veias que não conseguem cumprir adequadamente a função de conduzir o sangue de volta ao coração.

Continua após a publicidade

Se o indivíduo é afetado com as varizes é recomendado que ele movimente as pernas quando pretende ficar muitas horas com os membros inferiores para baixo enquanto assiste à televisão ou mexe no computador, por exemplo.

“Manter-se em descanso é um hábito saudável, porém, o sedentarismo é um fator que piora a circulação. Isso ocorre porque os músculos são o “coração da perna”, logo, ficar assistindo séries durante muito tempo irá estimular menos a musculatura, causando maiores problemas de circulação”, explica o médico especialista em cirurgia vascular.

Em relação à alimentação, é essencial evitar o consumo de alimentos industrializados e embutidos, como biscoitos, pois eles possuem muito sal e substâncias inflamatórias. Uma alternativa de lanche saudável é a pipoca natural. Já no lugar do refrigerante e do milk-shake, o recomendado é ingerir água e sucos naturais.

Continua após a publicidade

O Dr. Rocha dá dicas para quem gosta de assistir à filmes e séries deitado. “Pode parecer simples, mas o fato da perna estar para o alto ajuda no retorno do sangue ao coração, auxiliando a circulação sanguínea. Isso é melhor do que ficar horas sentado com a perna para baixo, possibilitando que o sangue fique parado”, diz.

De acordo com ele, não existe uma regra quando nos referimos ao tempo que podemos ficar em uma mesma posição sem sermos prejudicados.

“Não existe uma regra para isso, mas a cada duas horas sentado com as pernas para baixo, aumenta-se o risco de piorar a circulação. Recomenda-se intercalar com a caminhada nesse período ou elevar as pernas durante três minutos”, esclarece o médico.

Continua após a publicidade

Há um exercício indicado pelo angiologista que pode ser feito a fim de evitar prejuízos à saúde quando mantemos o corpo por muito tempo em uma posição. “Recomenda-se levantarmos o peito do pé para cima e para baixo, o que bombeia o sangue da panturrilha e auxilia na circulação da perna.

Publicidade