Continua após publicidade

Supershake da Floresta Amazônica: união de superalimentos e benefícios

Aumento da disposição física e mental, controle de glicemia e colesterol e melhora nos sistemas imunológico e digestivo são alguns dos resultados

Por Larissa Serpa
27 mar 2024, 11h28

Não é à toa que os ingredientes da Amazônia são vendidos como super saudáveis para nosso corpo. Ao longo de milhares de anos, os povos originários da região selecionaram, cultivaram e consumiram espécies vegetais com grandes benefícios para o organismo e esse conhecimento é difundido até hoje.

É essa relação profunda desenvolvida por essas comunidades com seus superalimentos que inspirou o Supershake da Floresta Amazônica, lançamento da Mazô Maná, empresa que busca a valorização dos povos da Amazônia por meio do desenvolvimento de produtos para o mercado de nutrição funcional. Trata-se de um superalimento 100% plant-based e natural, que reúne 14 ingredientes amazônicos em sua formulação.

Formulação por Bela Gil e Alex Atala

Para chegar a esse resultado, o time da Mazô Maná uniu esforços a uma ampla rede de parceiros, composta por nomes como a Pronutrition, hub de inovação na área de suplementos alimentares, e os chefs Alex Atala e Bela Gil, conhecidos pelo atuação em busca de valorizar os ingredientes dos biomas nacionais.

A lista completa de ingredientes é composta por:

Continua após a publicidade
  1. farinha de castanha-do-Pará
  2. concentrado protéico de semente de abóbora
  3. cajá liofilizado
  4. torta de cupuaçu em pó
  5. cacau em pó
  6. cupuaçu liofilizado em pó
  7. farinha de babaçu
  8. camu-camu em pó
  9. cumaru em pó
  10. farinha de pupunha
  11. polpa de murici
  12. graviola liofilizada em pó
  13. cogumelo amazônico
  14. pimenta cumari amazônica

Além de leite de coco em pó, fibra solúvel (goma guar), aroma natural de chocolate e edulcorante glicosídeos de esteviol de Stevia rebaudiana Bertoni

“Chegamos a uma fórmula que repensa a lógica das cadeias alimentares, sem qualquer adição química, com um ótimo sabor e com resultados funcionais surpreendentes”, afirma Zé Porto, co-CEO da Mazô Maná.

Benefícios do Supershake da Floresta Amazônica

Mazô Maná
(@mazo.mana/Reprodução Instagram)

A união dos 14 superalimentos da região garante uma tabela nutricional equilibrada e um aminograma completo, levando uma refeição prática e saudável, com baixa quantidade de calorias e rico em em proteínas, fibras alimentares e minerais, além de ter potencial antioxidante e anti-inflamatório.

Continua após a publicidade

Outros benefícios são:

  • melhor regulação do intestino;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • evolução da disposição física e mental;
  • apoio no controle de glicemia e colesterol;
  • cuidado sobre o sistema neurológico — com efeitos imediatos (como melhora do sono e do humor) e de longo prazo (como o combate a doenças neurodegenerativas).

Pensamento no meio ambiente

Os impactos positivos do Supershake da Floresta Amazônica não se restringem à saúde física e mental.

A ideia é atuar diretamente pela conservação da Floresta, gerando renda e bem-viver para as comunidades que nela habitam. Para isso, uma série de medidas têm sido tomadas, como a aquisição dos ingredientes sempre da forma mais direta possível das comunidades que os produzem, por valores acima dos praticados pelo mercado, e o apoio para a incorporação de melhores métodos produtivos, desenvolvendo, por exemplo, novas tecnologias para as miniusinas onde boa parte dos insumos são beneficiados.

Publicidade