Continua após publicidade

Alimentos orgânicos: benefícios de incluí-los em sua rotina

Profissional explica como esse tipo de alimento pode transformar a saúde e o bem-estar

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 17h32 - Publicado em 18 jul 2024, 12h00
Veja os benefícios e como adicionar alimentos orgânicos em sua rotina alimentar
Veja os benefícios e como adicionar alimentos orgânicos em sua rotina alimentar (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Não dá para negar que os alimentos orgânicos têm ganhado cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros nas últimas décadas por serem uma alternativa mais saudável e sustentável para a população que busca uma alimentação equilibrada e consciente.

De acordo com Eduardo Petrelli, especialista em varejo alimentar e cofundador da Mercado Diferente, os alimentos orgânicos são vitais para a saúde e a sustentabilidade.

“Cultivados sem o uso de pesticidas sintéticos, herbicidas, fertilizantes químicos ou organismos geneticamente modificados (OGMs), os orgânicos nascem a partir de práticas sustentáveis, como a rotação de culturas e o uso de compostagem e adubos naturais”, ele explica.

Segundo a pesquisa Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023, realizada pelo Instituto Organis, 46% da população nacional já consome alimentos orgânicos, o que representa um crescimento de 16% comparado à última edição feita em 2021.

Continua após a publicidade

Benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde e meio ambiente

Petrelli explica que o aumento da popularidade dos alimentos orgânicos pode ser atribuído, em parte, aos benefícios para a saúde de quem os consome. “Essa vantagem está relacionada diretamente ao processo de produção, que envolve uma menor exposição a resíduos de pesticidas e produtos químicos tóxicos. Com isso, as pessoas têm uma diminuição do risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer, doenças cardíacas e distúrbios hormonais.”

Indo além, os alimentos orgânicos eliminam a presença de aditivos químicos, como corantes, conservantes e aromatizantes artificiais – itens normalmente presentes nos alimentos ultraprocessados. “Eles também tendem a ser mais ricos em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e antioxidantes, graças ao solo saudável e às práticas de cultivo orgânicas”, indica o profissional.

Como resultado, os orgânicos oferecem um sabor mais intenso e uma frescura superior em comparação aos convencionais, já que são frequentemente colhidos quando estão maduros – diferentemente dos tradicionais que são colhidos antes da completa maturação para resistir ao transporte e armazenamento.

Continua após a publicidade

Além dos benefícios diretos para a saúde, os alimentos orgânicos ainda contribuem também para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade agrícola. Até porque as práticas orgânicas de cultivo ajudam a promover a biodiversidade, ajudando a manter ecossistemas saudáveis e a preservar a vida selvagem.

Como incluí-los na rotina alimentar?

Pelo fato de utilizar menos produtos químicos, a agricultura orgânica também ajuda a reduzir consideravelmente a poluição da água e do solo, o que contribui para a melhor qualidade de ambos. Outro ponto relevante passa pelo menor gasto energético e de recursos renováveis atrelados à técnica orgânica, o que tende a valorizar ainda mais a conservação dos recursos naturais do planeta.

No entanto, apesar de todos os benefícios, a realidade é que ainda existem alguns obstáculos que dificultam a inclusão desses alimentos no cardápio diário do brasileiro. O principal deles segue atrelado ao preço, uma vez que os produtos tendem a ser mais caros do que os alimentos convencionais. Contudo, é preciso deixar claro que já existem maneiras inteligentes de incorporar os orgânicos sem comprometer o orçamento.

Continua após a publicidade

Uma dica valiosa para conseguir adicioná-los na rotina alimentar é comprar alimentos da estação, pois são mais acessíveis devido à maior escala de produção. “Hoje em dia, serviços de assinatura proporcionam praticidade e acesso a estes alimentos. Outra opção é cultivar seus próprios alimentos orgânicos em casa. Mesmo em espaços relativamente pequenos, já é possível cultivar ervas, vegetais e frutas orgânicas sem grandes esforços. Isso garante alimentos frescos e contribui para a criação de um ambiente agradável em sua residência”, finaliza Petrelli.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.