Alimentos que causam azia e refluxo: o que deve ficar de fora da sua dieta
Nutricionista lista quais ingredientes podem estimular a produção excessiva de ácidos no estômago e piorar esses desconfortos

Presentes na vida de muitas pessoas, a azia e refluxo são dois quadros digestivos que causam incômodo e sensação de queimação devido ao retorno do conteúdo gástrico para o esôfago.
De acordo com Ana Beatriz Guiesser, nutricionista do Instituto Sallet, uma das formas mais simples de evitar esses problemas é através da comida, uma vez que certos certos alimentos podem estimular a produção excessiva de ácidos no estômago e piorar os desconfortos.
A seguir, ela aponta o que evitar ou até mesmo eliminar da dieta para reduzir as crises de azia e refluxo. Confira!
Alimentos que causam azia e refluxo
- Ácidos
Alimentos ácidos, por exemplo, frutas cítricas, tomate, molho de tomate e vinagre podem causar a piora da azia e da queimação.
“Não são todos os pacientes que são sensíveis aos alimentos cítricos, porque algumas frutas cítricas têm um pH menos ácido do que o do estômago. Ou seja, nem sempre o alimento cítrico vai causar desconforto. É importante que cada um observe a reação do próprio organismo em relação a isso”, afirma a profissional.
- Alimentos picantes
Temperos muito fortes e alimentos picantes, como pimentas, podem agravar a azia e a sensação de queimação no estômago. Isso porque eles estimulam a produção do suco gástrico, tornando o ambiente mais propício para o surgimento de desconfortos digestivos.
- Cafeína
A cafeína, substância presente no café, no chá preto, no chá verde, nos refrigerantes de cola e em outros alimentos, pode estimular a produção de ácido e irritar a mucosa estomacal, o que agrava a azia e a queimação.
Chocolate
O chocolate, principalmente nas versões branca e ao leite, pode ser um inimigo para quem sofre de azia e refluxo. Além de ser rico em gorduras, que demoram mais para serem digeridas, ele contém cafeína, que irrita o estômago, e teobromina, composto que está associado ao relaxamento do esfíncter esofágico, o que pode favorecer o surgimento de sintomas gástricos.
- Cebola
A cebola, especialmente quando crua, pode agravar a azia e o refluxo, uma vez que gera o relaxamento do esfíncter e carrega muitas fibras, que fermentam no estômago.
- Alimentos gordurosos
Alimentos gordurosos e frituras, como batata frita, manteiga, bolos e hambúrgueres, por exemplo, demoram mais tempo para serem digeridos e, com isso, estimulam ainda mais a produção de ácido gástrico, gerando irritações e contribuindo para o aparecimento desses desconfortos.
- Alimentos muito açucarados
Quando consumido em excesso, o açúcar, que é um tipo de carboidrato simples, provoca o relaxamento do esfíncter e pode permitir o refluxo de ácido gástrico para o esôfago.
- Bebidas gaseificadas
As bebidas gaseificadas, como energéticos e refrigerantes, aumentam a pressão interna e dão aquela sensação de peso no estômago.
- Bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas irritam o revestimento do esôfago e do estômago e provocam o relaxamento do esfíncter esofágico.