Candidíase: descubra 5 alimentos que podem agravar as crises
Sofre com a candidíase de repetição? Saiba como a sua alimentação pode ajudar a prevenir novas crises
A candidíase é uma infecção fúngica causada pela Candida sp que tem entre seus sintomas coceira intensa, ardência na região da vulva, corrimento e leve inchaço nos lábios vaginais. Existem casos nos quais a doença se manifesta de forma recorrente, tornando-se uma preocupação constante para as mulheres.
De acordo com o Dr. Vinícius Carruego, ginecologista e diretor médico da Clínica Elsimar Coutinho, mudanças nos níveis hormonais durante o ciclo menstrual, alterações da flora vaginal, sistema imunológico enfraquecido e falta de higiene estão entre os principais fatores que podem causar a candidíase de repetição.
E, se você está sofrendo com essa situação e quer ficar longe de novas crises, além de realizar o tratamento orientado por um médico, é indicado evitar alguns alimentos. A seguir, descubra quais são eles!
Quais alimentos pioram a candidíase?
Alimentos açucarados
De acordo com a Roberta Struzani, especialista em Sexualidade e Ginecologia Natural, a glicose pode ser considerada um “alimento” para o fungo, intensificando a proliferação dele.
Carboidratos simples
Como os carboidratos simples são mais processados, eles apresentam um alto índice glicêmico, o que significa que são rapidamente convertidos em açúcar no sangue. Isso cria um ambiente propício para o crescimento da Candida.
Refrigerantes, sucos prontos e bebidas alcoólicas
Essas bebidas também se transformam em glicose no sangue, além de fermentarem e aumentarem a acidez íntima, afirma Struzani.
Carnes processadas
Carnes processadas, por exemplo, salsicha, mortadela, peito de peru e linguiça, possuem gordura hidrolisada, excesso de sódio, conservantes químicos e outros componentes que podem ser inflamatórios para o corpo, piorando a candidíase. Além disso, esses alimentos podem fazer mal à imunidade, atrapalhando o combate aos fungos.
Produtos em conserva
Fábio Bicalho, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, revela que produtos em conserva, entre eles, picles, palmito e cogumelos, podem estimular o crescimento fúngico. “Portanto, devem ser evitados quando a candidíase entra em cena”, alerta ele.
Embora esses alimentos possam ajudar, o tratamento médico nunca deve ser substituído. Procure um especialista!
O que comer para evitar crises repetidas?
Orégano, alecrim, tomilho, alho, cebola, sementes de abóbora, óleo de coco extravirgem e romã são exemplos de alimentos que podem oferecer ação antifúngica e colaborar para a prevenção de crises repetidas de candidíase.
Os lactobacilos podem desempenhar um papel importante na inibição do crescimento excessivo dos fungos. Além de serem encontrados em alguns iogurtes e queijos, esses probióticos também podem ser obtidos por meio de suplementos (sachês ou cápsulas).
Folhas verde-escuras, verduras e legumes, alimentos integrais, peixe, frango orgânico, raiz da chicória, cranberry e alcachofra também são recomendados.
Sementes de chia e linhaça, quinoa e aveia auxiliam na redução do índice glicêmico da refeição, enquanto as nozes, as amêndoas e as castanhas-do-pará reforçam a imunidade contra os invasores.
No entanto, quando armazenadas de forma inadequada, as oleaginosas podem ter fungos e toxinas. Então, fique de olho!