Continua após publicidade

7 benefícios do ômega-3 para a saúde dos idosos

O ômega-3 é capaz de promover mais saúde e bem-estar para os idosos, uma vez que, nessa fase, o corpo passa por mudanças como diminuição da massa muscular

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 17h34 - Publicado em 20 jun 2024, 12h00
Confira como o ômega-3 pode contribuir para a saúde das pessoas na terceira idade
Entenda a importância do ômega-3 na saúde do organismo | (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

O ômega-3 é um ácido graxo essencial capaz de promover mais saúde e bem-estar para pessoas de todas as faixas etárias. Para idosos, no entanto, ele tem um papel ainda mais importante, uma vez que nessa fase da vida o corpo passa por algumas mudanças específicas, como a diminuição da massa muscular e a perda metabólica.

De acordo com a nutricionista Aline David Silva, o ômega-3 é encontrado em sementes de linhaça, nozes e, é claro, em peixes, como atum e sardinha. “Sua ingestão adequada desempenha um papel importante no organismo e traz diversos benefícios para o corpo”, ela afirma.

“Além de contribuírem para a saúde dos ossos por serem fontes de cálcio, os peixes também contêm ômega-3, que auxilia na prevenção de diversas doenças, principalmente aquelas que afetam os idosos”, completa.

Benefícios do ômega-3 na terceira idade

  • Saúde cardiovascular;
  • Função cognitiva;
  • Saúde ocular;
  • Saúde óssea;
  • Prevenção à inflamação;
  • Saúde das articulações;
  • Bem-estar mental.
Continua após a publicidade

Importância do ômega-3 na saúde dos idosos

Aline destaca a importância de uma alimentação adequada rica em ômega-3 ao longo do processo de envelhecimento “Os peixes enlatados são ótimas opções para os adultos acima de 60 anos, pois oferecem diversos benefícios para a saúde cerebral, cardiovascular e óssea. Além disso, o atum e a sardinha podem ser ingeridos em todas as refeições, para variar a alimentação de forma saborosa e sem perder a riqueza nutricional”.

Apesar de todos os benefícios, a indicação é variar com outras fontes de proteína e consumir de três a quatro vezes por semana os alimentos ricos em ômega-3 para manter uma alimentação equilibrada.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.