Continua após publicidade

Peixes enlatados: 5 dúvidas sobre como conservar em casa

Nutricionista indica a forma certa de conservar os peixes enlatados para manter sua durabilidade e aproveitá-los da melhor forma

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 6 jul 2023, 20h39 - Publicado em 6 jul 2023, 10h00

Cheios de possibilidades de consumo, os peixes enlatados são ótimas opções para quem busca fazer uma refeição prática e nutritiva.

Isso porque, além de ser possível encontrá-los em diferentes tipos, como ralado, em pedaços ou sólido, no mercado existem sabores diferenciados, como em óleo, ao natural, com molho de tomate, pimenta, entre outras.

Porém, por mais que esse alimento faça parte da alimentação de muitas pessoas, ainda é comum encontrar quem não saiba como conservá-lo da forma correta em casa.

Pensando nisso, a  Gomes da Costa, com consultoria da nutricionista Aline David Silva, apontou quais são as principais dúvidas sobre o tema. Confira a seguir!

Continua após a publicidade

Como conservar peixes enlatados

1

Como conservar os peixes enlatados?

Antes de abrir a latinha, mantenha a mesma em local seco e arejado, longe do sol ou de umidade. Os lugares ideais para elas são os armários de cozinha ou de despensa.

Continua após a publicidade
2

É possível conservar o pescado enlatado fora da geladeira depois de aberto?

Não. Depois de aberto, o pescado enlatado deve ser conservado sob refrigeração, de 2°C a 7°C, em recipiente fechado por no máximo 72 horas.

Continua após a publicidade
3

Depois que abrir, é preciso tirar o líquido da lata para armazenar?

Não. Manter o líquido de cobertura do pescado enlatado fica a critério do consumidor.

Continua após a publicidade
4

Peixes enlatados podem ser congelados?

Sim, mas antes disso é necessário retirar o peixe da lata e colocar em outro recipiente que possa ir ao congelador. Assim ele pode ser mantido congelado por até seis meses.

Continua após a publicidade
5

Qual o melhor local da geladeira para deixar o pescado enlatado?

Na prateleira inferior da geladeira, pois é a parte mais fria e sem oscilação de temperatura, o que garante a qualidade do alimento e evita o desenvolvimento de bactérias.

Publicidade