Continua após publicidade

A biotina realmente faz o cabelo crescer?

Depende. Se o organismo estiver com deficiência dessa vitamina do complexo B, a suplementação pode, sim, influenciar no crescimento capilar

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 out 2024, 16h33 - Publicado em 31 out 2022, 08h00
biotina
 (Pixabay / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Toda mulher, em certo momento da vida, teve o desejo incontrolável de deixar os cabelos crescem o máximo possível – e foi atrás de diferentes formas de tornar esse sonho realidade. Uma dica comum que vemos na internet sobre esse assunto tem relação com o consumo da biotina. É por isso que, hoje, vamos entender melhor o que é essa substância e qual o seu real efeito sobre os cabelos. 

O QUE É BIOTINA? 

“A biotina é uma vitamina do complexo B, conhecida como B7”, explica a Dra. Karine Okamoto, dermatologista da Clínica Vanité. “A sua síntese ocorre no intestino por bactérias, mas também pode ser obtida por meio de suplementação e da alimentação, por fontes como aveia, cevada, cereais integrais, nozes, grão de bico, peixe e ovo.”

De acordo com a médica, a função dessa vitamina tem relação com o crescimento celular, estimulando esse processo, e também influenciando em outros processos biológicos importantes, como a composição dos cabelos, unhas e da pele. 

BIOTINA E CRESCIMENTO DE CABELO

Continua após a publicidade

“A suplementação com biotina possivelmente melhora a síntese das estruturas do fio, reduzindo a queda por quebra nos tipos de cabelos estudados”, explica a médica. 

Para pessoas com deficiência dessa vitamina no organismo, a biotina pode, de fato, influenciar na saúde do cabelo, assim como na das unhas. Por isso, a recomendação de uso é apenas quando existe um quadro comprovado de deficiência. 

“A reposição deve ser realizada de forma individualizada, pois sabemos que a suplementação inadequada pode alterar exames bioquímicos”, diz a médica. “No eflúvio telógeno, que é uma forma de alopecia que pode ser secundária ao estresse, doenças da tireoide e deficiências vitamínicas, podemos iniciar a suplementação com biotina.”

Ou seja, pessoas que não estão lidando com questões como as expostas acima podem não ver diferença na saúde dos cabelos com a suplementação da biotina. Por isso, o ideal é sempre buscar orientação médica antes de usar suplementos como esse. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.