Chá de alecrim: descubra seus benefícios e como preparar a bebida revigorante

Erva não serve apenas para temperar legumes e carnes, sabia?

Por Giovana Santos
Atualizado em 27 nov 2024, 14h29 - Publicado em 25 nov 2024, 20h00
chá de alecrim
Chá de alecrim | (jcomp/Freepik)
Continua após publicidade

O alecrim é uma erva muito usada na culinária brasileira, e ganha bastante destaques em preparações que levam legumes e carnes. Mas você já experimentou o chá de alecrim? Além de ter um sabor interessante, a bebida pode ser benéfica para a saúde.

Para que serve o chá de alecrim? 

O alecrim é uma planta com uma rica tradição em benefícios medicinais, muito conhecida por ser um ótimo descongestionante das vias aéreas. Dentre suas vantagens, destacam-se:

  • Descongestão e gripe: utilizado como base para a produção da cânfora, é um excelente descongestionante. Além disso, revitaliza aqueles que se sentem cansados devido a gripes, conferindo mais energia e vigor;
  • Relaxamento muscular e redução do estresse: além de ser um relaxante muscular eficaz, o alecrim alivia o estresse e a ansiedade. Por isso, é conhecido por combater a depressão, doando entusiasmo e alegria aos seus usuários;
  • Melhora saúde mental: possui propriedades diuréticas, atuando como um poderoso desintoxicante para o corpo e para o campo energético. Além disso, o aroma é excelente para estudantes e idosos, estimulando a memória, a concentração e o raciocínio;
  • Melhora saúde física: essa erva fantástica melhora a digestão, é antioxidante, antibacteriana e ainda pode prevenir o desenvolvimento de tumores.

Como preparar o chá de alecrim

A receita é bem simples e fácil de preparar. Você só precisa de:

Continua após a publicidade

Ingredientes:

  • 1 col (chá) de alecrim seco ou 2-3 ramos de alecrim fresco;
  • 1 xíc de água;
  • Mel ou adoçante (opcional).

Modo de preparo:

Coloque a água em uma panela e leve ao fogo até começar a ferver. Quando a água estiver fervendo, adicione o alecrim. Se estiver usando alecrim fresco, pode ser útil amassar um pouco os ramos para liberar mais sabor.

Após adicionar o alecrim, desligue o fogo e deixe a mistura em infusão por cerca de 5-10 minutos, dependendo da intensidade de sabor que você deseja. Coe o chá e sirva em uma xícara. Se preferir, adoce com mel ou outro adoçante a gosto.

Continua após a publicidade

O chá de alecrim pode ser consumido quente ou frio. Mas não exagere na dose, especialmente se estiver grávida ou tiver problemas de pressão alta, pois ele pode ter efeitos estimulantes. Na dúvida, consulte seu médico ou nutricionista.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.