Chef Hervé Witmeur: seu amor pela culinária da semente ao prato

Ele e sua esposa Marie procuram valorizar os ingredientes típicos do litoral nordestino

Por Amanda Panteri Atualizado em 5 Maio 2021, 21h45 - Publicado em 6 Maio 2021, 09h00

O que um chef de cozinha com formação internacional consegue encontrar aqui no Brasil? Inúmeras possibilidades de pratos com as mais diferentes matérias-primas! Os produtos locais fazem parte da assinatura do belga Hervé Witmeur (@hervewitmeur), que combina técnicas tradicionais (mais especificamente da gastronomia francesa), com ingredientes simples, orgânicos e muito nutritivos típicos do litoral nordestino.

Apaixonado pela natural cuisine, o profissional busca sempre aproveitar os alimentos por inteiro em suas receitas. E é grande entusiasta da produção local e sustentável: em seu restaurante La Cozinha, localizado em Barra Grande (Piauí), ele faz questão de ter a própria horta, próxima à cozinha do estabelecimento, para colher insumos mais frescos. “Eu gosto muito de usar produtos que planto a semente, recolho… É uma sensação incrível.”

Chef Hervé Witmeur
Chico Rasta/Divulgação

Além disso, ele, sua mulher Marie e seu amigo David Saey montaram a fazenda La Reserva, com uma área de 14 hectares de terra nos Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba (PI). Lá, eles fazem questão de adotar práticas que integram agroecologia e permacultura (método de organizar as culturas de modo orgânico e harmônico). 

História de Hervé Witmeur

Nascido e criado na Bélgica, o chef Hervé Witmeur passou parte da vida na cozinha do restaurante do pai, em Bruxelas. Após estudar gastronomia e atuar em alguns restaurantes locais, embarcou em um intercâmbio para a Austrália junto com a esposa, a educadora Marie.

Chef Hervé Witmeur
Chico Rasta/Divulgação

Na Oceania, adquiriu não só um novo idioma, como também bagagem profissional. Eles vieram ao Brasil pela primeira vez em 2011 para velejar e encantaram-se com o litoral do Piauí. O casal, então, resolveu fixar-se na região, e abriram as casas La Cozinha, em Barra Grande, e Éllo Restaurante, em Jericoacoara (Ceará). 

O especialista compartilhou com a Boa Forma três receitas exclusivas e deliciosas! Fique ligada(o) e acesse a nossa seção receitas para saber mais.

Continua após a publicidade
Publicidade