“O whey protein é uma proteína obtida do leite por meio de processos de pasteurização, filtração e microfiltração do soro”, explica a nutricionista clínica funcional e integrativa, Antonella Turci. E, apesar de muitas pessoas tomarem ele para ajudar no objetivo fitness, sabia que onde você o dilui (no leite ou na água) afeta o resultado?
DEVO DILUIR EM LEITE OU ÁGUA?
De acordo com Antonella, a decisão entre diluir o whey protein em água ou leite vai depender dos seus objetivos.
Diluir o whey protein no LEITE pode ser uma opção quando você busca:
- Hipertrofia (ajuda no aumento de massa muscular);
- Otimização da síntese proteica;
- Melhora da recuperação muscular.
Enquanto diluir na ÁGUA pode ser uma opção quando você quer:
- Emagrecimento ou definição muscular;
- Otimização de processos que necessitam de uma proteína mais “pura”;
- Praticidade na rotina.
QUAL A DOSAGEM INDICADA DE WHEY POR DIA?
O consumo de proteína diário deve variar de 1,2 a 2g por quilo de peso corporal. Por exemplo: uma pessoa que pesa 70kg deve consumir de 90 a 140g de proteína (em tese, porque tudo vai depender das particularidades de cada indivíduo).
Dito isso, o consumo de whey protein pode representar de 20 a 40g do total de proteína indicado para ingestão diária. O restante deve ser obtido via alimentos fontes desse nutriente, como carne vermelha e ovos.
QUEM NÃO DEVE TOMAR SHAKE DE WHEY E QUAIS OS RISCOS?
De acordo com Antonella, pessoas com suspeitas ou diagnóstico de alergia ou sensibilidade à proteína do leite (caseína) e com doenças renais não devem consumir whey protein sem o acompanhamento de um nutricionista ou médico.
Além desses grupos, qualquer adulto saudável, segundo a especialista, pode aproveitar os benefícios desse suplemento. Mas, quando consumido em excesso, o whey protein pode causar sintomas leves de distensão abdominal, gases, náuseas, cólicas, diminuição do apetite e dores de cabeça.