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3 cuidados exigidos pela malhação pré-verão

Para chegar ao verão em forma e sem causar danos à saúde e ao corpo é preciso seguir alguns cuidados. Conheça cada um deles!

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 27 out 2016, 20h53 - Publicado em 22 nov 2011, 22h00

Gostosa, sim; machucada, não
Foto: Getty Images

Está aberta a temporada de malhação de olho no verão. Mas não é por isso que vale tudo para tirar o atraso da ginástica e ficar linda no biquíni. Faltando pouco tempo para a chegada da estação, use a cabeça para se exercitar.

Organize seu treino

A fórmula para emagrecer é combinar trabalho aeróbico e de resistência muscular, mas cuidado para não sobrecarregar o corpo. “Você pode ter os dois estímulos no mesmo dia, mas evite fazer uma sessão intensa de corrida depois de malhar pernas”, fala o professor Waldyr Maciel, da Reebok Sports Club, em São Paulo. “Nesse dia, prefira trabalhar outros grupos musculares, pois eles precisam de descanso para se recuperar”, diz.

Devagar e sempre

Aumentar bruscamente o tempo ou a carga dos treinos é o meio mais rápido para sofrer lesões, não para ficar em forma. “Troque o treino a cada 15 dias, que é o tempo que o corpo precisa para se adaptar”, explica Waldyr. A regra para aumentar o peso e as repetições na musculação é conseguir completar todas as séries.

Não estimule a transpiração

Vestir peça por cima de peça para suar mais é bobagem. Primeiro, você vai mandar embora água, não gordura, e correr o risco de ficar desidratada. Segundo, a pele não respira e pode apresentar alergias.

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