3 cuidados exigidos pela malhação pré-verão
Para chegar ao verão em forma e sem causar danos à saúde e ao corpo é preciso seguir alguns cuidados. Conheça cada um deles!
Gostosa, sim; machucada, não
Foto: Getty Images
Está aberta a temporada de malhação de olho no verão. Mas não é por isso que vale tudo para tirar o atraso da ginástica e ficar linda no biquíni. Faltando pouco tempo para a chegada da estação, use a cabeça para se exercitar.
Organize seu treino
A fórmula para emagrecer é combinar trabalho aeróbico e de resistência muscular, mas cuidado para não sobrecarregar o corpo. “Você pode ter os dois estímulos no mesmo dia, mas evite fazer uma sessão intensa de corrida depois de malhar pernas”, fala o professor Waldyr Maciel, da Reebok Sports Club, em São Paulo. “Nesse dia, prefira trabalhar outros grupos musculares, pois eles precisam de descanso para se recuperar”, diz.
Devagar e sempre
Aumentar bruscamente o tempo ou a carga dos treinos é o meio mais rápido para sofrer lesões, não para ficar em forma. “Troque o treino a cada 15 dias, que é o tempo que o corpo precisa para se adaptar”, explica Waldyr. A regra para aumentar o peso e as repetições na musculação é conseguir completar todas as séries.
Não estimule a transpiração
Vestir peça por cima de peça para suar mais é bobagem. Primeiro, você vai mandar embora água, não gordura, e correr o risco de ficar desidratada. Segundo, a pele não respira e pode apresentar alergias.