4 dicas da nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia para facilitar a sua dieta

Por Cristina Nabuco (colaboradora) Atualizado em 22 out 2016, 21h08 - Publicado em 21 Maio 2015, 09h20

1. Força nos grãos 

Feijão-fradinho, feijão-azuki, grão-de-bico e lentilha são ótimas fontes de proteína, trazem carboidratos de baixo índice glicêmico (evitam picos de açúcar no sangue) e ainda contêm ferro. Por isso, as leguminosas merecem um lugar cativo na mesa. Para facilitar o preparo, num dia cozinhe tudo em água, depois separe e congele em porções individuais. Na hora da refeição, é só tirar do freezer, temperar e consumir como salada.
 

2. Quinua no lugar do arroz branco

O cereal sagrado dos incas é um alimento rico em aminoácidos essenciais. Melhor: ele pode ser preparado no micro-ondas em apenas 12 minutos. Coloque em um recipiente de vidro já temperado com ervas desidratadas, cebola picada, azeite e sal e água na mesma proporção do arroz: para cada xícara de quinua, use duas de água. Outra opção é preparar com antecedência e congelar.


3. Mix no capricho

Quando bate aquela fome à tarde, em vez de devorar biscoitos – ou qualquer coisa disponível na cantina mais próxima -, tenha na bolsa um lanche nutritivo à base de nozes e frutas secas, que fornecem carboidratos e gorduras saudáveis, além de fibras e minerais. Compre os ingredientes e guarde em saquinhos uma porção composta de 8 amêndoas ou castanhas de caju + 1 castanha-do-pará ou 2 nozes + 2 damascos ou ameixas secas. Você também pode usar tâmaras, macadâmia, sementes de girassol e abóbora (sem sal), uva passa, banana-passa (sem açúcar), maçã seca, cranberry e gojiberry.


8. Detox a jato

Quem é fã do suco verde, mas não tem de tempo para picar e higienizar os ingredientes, pode lavar e secar as folhas e frutas com antecedência e guardá-las em saquinhos já na quantidade adequada para um copo. Experimente esta combinação: 1 fatia média de abacaxi + 1 folha de couve + 6 folhas de hortelã. Bata no liquidificador com água de coco in natura ou em cubinhos congelados.

Continua após a publicidade
Publicidade