Para começar 2016 se alimentando melhor, a nossa sugestão é ficar de olho nestas tendências que prometem conquistar lugar fixo no cardápio de quem segue um estilo de vida saudável:
1. Café da manhã, almoço e jantar no bowl
Tudo começou com os potinhos de iogurte, lembra? Agora, as famosas tigelas também vão dominar o seu almoço e jantar. A prova disso é a enorme quantidade de restaurantes que passaram a oferecer refeições com nomes que fazem referência ao bowl (tigela em português), como por exemplo, bowl energético e açaí na tigela. O tamanho do recipiente, um pouco menor do que o prato tradicional, pode ser um aliado da dieta. Mas fique atenta à composição da refeição, que precisa ser equilibrada em nutrientes, com proteína, carboidrato em pequena quantidade e gordura boa.
2. A alga marinha é a nova promessa
As algas são ricas em antioxidantes, vitamina K, cálcio e ferro. E mais: um estudo publicado na revista norte-americana Medicine & Science in Sports & Exercise afirma que os antioxidantes presentes na planta ajudam a recuperar os músculos depois do treino. Também favorecem a quebra e a eliminação das moléculas de gordura, além de liberar substâncias que dão saciedade. Além disso, você pode incluí-la nas saladas ou utilizar como tempero de pratos salgados, molhos e sopas.
3. Matcha é tudo!
A versão em pó do chá verde (e menos amarga também!) está marcando presença no cardápio de várias cafeterias pelo mundo. E as opções não são apenas para bebidas. Você também encontra alguns sorvetes, bolos e outras sobremesas com a delícia. O motivo? A quantidade de antioxidantes por grama do matchá é tão grande que supera até mesmo a goji berry – frutinha famosa nessas substâncias, que protegem as células dos radicais livres. Descubra como incluir a iguaria no cardápio: 6 receitas com matcha para turbinar a sua dieta.
4. Adaptógenas, as ervas (poderosas!) que combatem o stress
Se você já ouviu falar nos superalimentos, não vai se surpreender ao descobrir que, agora, existem as supervas (anote aí a tendência). As chamadas adaptógenas, são plantas fazem com que o corpo se adapte ao stress e lide com isso de uma forma saudável, ao invés de deixar o corpo ainda mais cansado. Portanto, este ano você vai ver os alimentos adaptógenos como moringa, Ashwagandha, maca, e Ginseng em sucos, na composição de produtos saudáveis e também no mercado de beleza.
5. Leite vegetal: inclua no cardápio!
Depois da bebida de arroz, aveia e soja, chegou a vez de experimentar o leite de nozes (ou outra semente, como amêndoa, por exemplo). A procura pelas opções vegetais aumentou porque o número de pessoas com intolerância aos produtos lácteos cresce a cada dia. Além disso, as pessoas que seguem um estilo de vida mais saudável desejam consumir leites totalmente naturais e livres de emulsificante.