Carolina Dieckmann: comer de tudo só um pouco é o seu segredo

Seguir uma rotina saudável de alimentação é fundamental para conseguir se manter em forma.

Por Dalila Magarian (colaboradora) Atualizado em 28 out 2016, 01h59 - Publicado em 22 jun 2014, 22h00

Carol Dieckmann foi capa da BOA FORMA em abril de 2013
Foto: Ale de Souza

Carol agradece ao marido, o diretor de televisão Tiago Worcman, pela boa influência gastronômica. Por causa dele, que é adepto do cardápio rico em frutas, legumes e verduras, é que a atriz começou a se alimentar melhor inclusive no café da manhã, refeição que costumava pular sem dó. Agora, começa o dia com um copo de suco verde, preparado com couve, maçã, cenoura e laranja pelo próprio Tiago. Come também um pãozinho francês e ovos mexidos, incrementados com queijo branco ou tomates picados e manjericão. Às vezes, substitui o suco por um copo de chá mate gelado, que ajuda a refrescar o corpo e acelerar o metabolismo.”Chego à hora do almoço com menos fome e mais disposição; antes, sentia fraqueza”, conta. 
 
O almoço inclui sempre uma carne grelhada, feijão e legumes variados. Carol adora rechear folhas de alface com feijão e arroz do tipo integral ou tailandês e fazer uma trouxinha. Às vezes, substitui o feijão por lentilha, igualmente rica em proteínas e ferro e boa para prevenir a anemia. Na hora do lanche, entram em cena frutas, castanhas e, se tiver vontade, até alguns quadradinhos de chocolate ao leite. “Não me privo de nada, apenas controlo a quantidade. Se um dia acho que comi além da conta, no outro cuido para não exagerar”, diz. “Se precisar fazer dieta, faço numa boa, tenho força de vontade. Mas, se quero comer um hambúrguer, não sinto culpa, vou lá e como.”
 
O jantar é compartilhado com o marido, que gosta de ir para a cozinha e preparar pratos leves. “Pode ser um salmão com molho de maracujá ou uma lasanha de berinjela, por exemplo. O Tiago me ajuda bastante a manter o cardápio sempre levinho e nutritivo”, fala. Carolina também adora guacamole (prato típico mexicano feito com abacate temperado) e cuscuz marroquino com legumes, outras delícias saudáveis. Que ninguém pense que dispensou os ovos de Páscoa, que acabou de passar. “Comi um inteiro em dois dias”, entrega. Não é que ela encontrou mesmo uma fórmula secreta?
 

Sequinha com a Carol

Acompanhe os dez mandamentos da estrela para manter o corpo em ordem:
 
1. Mexa-se com prazer 
“Não gostar de academia, como é o meu caso, não condena ninguém a ficar parada. O segredo é encontrar uma atividade que faça você feliz.” 
 
2. Visite o médico regularmente 
“Três anos atrás fiz um exame e descobri que estava anêmica. Comecei a incluir mais folhas verdes e grãos ricos em ferro nas minhas refeições e recuperei a energia.”
 
3. Invista na salada
“Quando saio para comer fora, sempre começo pelas folhas, verduras e legumes, mesmo que venha um churrascão depois.”
 
4. Capriche na geladeira 
“Não vale ficar desprevenida na hora da fome. Deixar alguma coisa saudável preparada ajuda a não comer aquele pacote de biscoitos.”
 
5. Coma chocolate
“Se ele faz você feliz, não adianta eliminá-lo da dieta ou trocar por um tipo que você não gosta. Mais importante é compensar o deslize no dia seguinte e ter a consciência de que, se comer todos os dias, vai engordar.”
 
6. Não pule refeições 
“Se você chegar azul de fome no almoço ou no jantar, vai comer demais.”
 
7. Carregue um lanchinho na bolsa 
“Pode ser castanha, uma barrinha de chocolate, um cacho pequeno de uvas. O importante é ficar prevenida para não passar fome e cair matando depois.”
 
8. Conheça seu metabolismo 
“É importante descobrir como seu corpo funciona. Assim, vai saber exatamente quanto tempo leva para ganhar ou perder 3 quilos e consegue se controlar melhor na hora de comer.”
 
9. Beba água 
“Parece óbvio, mas sem uma garrafa por perto, a gente acaba se esquecendo de tomar. Dois litros por dia fazem mesmo diferença.”
 
10. Peça ajuda ao namorado, marido ou a uma amiga 
“Meu marido é supersaudável e cuida da nossa alimentação. Ter por perto alguém que leva o assunto a sério ajuda você a se manter na linha também.”
Publicidade