Detox: os alimentos liberados e os proibidos
Alguns alimentos têm o poder de fazer uma verdadeira limpeza no organismo. Já outros, dificultam o processo. Confira o que pode e o que não pode entrar no cardápio
Está liberado:
-
LEGUMES E VERDURAS
Prefira as opções sem agrotóxicos e capriche nas crucíferas (verduras ricas em fitoquímicos), como couve, couve-de-bruxelas, brócolis, couve-flor e repolho, cruas, refogadas ou no vapor.
-
CEREAIS, GRÃOS INTEGRAIS E SEMENTES (arroz integral, quinua, aveia, linhaça, chia) e raízes (batata-doce, inhame).
Ricas em fibras, eles são importantes no detox.
-
FRUTAS EM GERAL
Sempre que possível, com a casca – é a parte que mais concentra as fibras.
-
CARNES BRANCAS (peixe e frango orgânico).
O ideal é que elas sejam assadas, grelhadas, cozidas ou ensopadas.
-
ERVAS E TEMPEROS ANTIOXIDANTES (açafrão, pimenta vermelha, gengibre, hortelã, canela, tomilho).
Use nos pratos em geral e até no suco.
-
ÁGUA
Beba no mínimo, 1,5 litro dela pura ao longo do dia – é fundamental para o bom funcionamento dos rins, um dos órgãos que tiram as toxinas de cena. Aposte ainda nos chás (verde, branco, de hibisco, de dente-de-leão) e sucos ricos em antioxidantes, que neutralizam os radicais livres.
Está proibido:
-
ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS
Evite especialmente aqueles com muito sódio, condimentos como o glutamato monossódico, conservantes, corantes e adoçantes (aspartame, sucralose).Massas e pães à base de farinha branca também devem ficar de fora.
-
CARNES VERMELHAS
“Elas costumam acumular hormônios artificiais, que, como a maioria das toxinas, são lipossolúveis. Por isso, se dissolvem na gordura, que tende a acompanhar esse tipo de proteína”, diz Bianca.
-
CAFÉ
A cafeína atrapalha o processo de detox e pode alterar a qualidade do sono. E, quando você dorme mal, o organismo fica debilitado e propício a acumular toxinas.
-
REFRIGERANTE
Mesmo as versões diet, zero ou light contêm corantes e outras substâncias artificiais que prejudicam o processo de limpeza do organismo. Pelo mesmo motivo, evite bebidas alcoólicas.
Publicidade