Manteiga não causa problemas cardíacos, diz novo estudo

Depois de passar muito tempo como a vilã da dieta, uma nova pesquisa revelou que consumir o alimento não causa doenças no coração e ainda ajuda a prevenir doenças como o diabetes do tipo 2

Por Redação Boa Forma - Atualizado em 28 out 2016, 12h45 - Publicado em 30 jun 2016, 13h22

Parece que a manteiga pode, de fato, voltar a fazer parte do seu cardápio – mas sem exageros, claro. O creme salgado já foi considerado melhor do que o açúcar e menos nutritivo do que o azeite de oliva. Contudo, um novo relatório, que analisou nove trabalhos diferentes, concluiu que o consumo de manteiga não aumenta o risco de desenvolver doença cardíaca e ainda pode prevenir o diabetes tipo 2.

No estudo, publicado pela revista PLoS ONE, os pesquisadores analisaram a relação entre o consumo de manteiga e o desenvolvimento de doença crônica. Resultado: nenhuma ligação com doença cardíaca foi encontrada. Na verdade, em quatro dos nove estudos, os voluntários que incluíram o alimento no cardápio reduziram o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Vale lembrar que outras pesquisas no segmento são necessárias para entender o porquê dos benefícios, mas os cientistas acreditam que a gordura de laticínios, que também contém gorduras monoinsaturadas, podem melhorar os níveis de açúcar no sangue e a sensibilidade à insulina. 

Publicidade