Por que você precisa deixar a quinua (e outros grãos) de molho na água

O hábito é um aliado da sua dieta e ajuda na sua nutrição. Descubra os benefícios que ele traz

Por Eliane Contreras - Atualizado em 22 out 2016, 21h24 - Publicado em 14 ago 2016, 09h00

Deixar os grãos e cereais de molho na água  antes do cozimento é importante para anular os  fitatos – substâncias que impedem a absorção  de nutrientes, como o cálcio e o ferro. Esse  processo também evita que eles fermentem e  provoquem aquela sensação de barriga estufada. 

Grãos e leguminosas: grão-de-bico, feijão  (todos, inclusive o azuki), lentilha, fava.  Tempo: ideal 24 horas, mínimo 8 horas.  Importante: dispensar a água, sempre!  Em seguida, cozinhe normalmente. 

Cereais: quinua, amaranto, trigo-sarraceno,  painço, cevadinha, triguilho.  Tempo: 8 horas.  Importante: dispensar a água, sempre!  Em seguida, cozinhe ou espalhe numa fôrma  e leve ao forno baixo (150 °C) até secar (mexa  de vez em quando). A quinua, por exemplo,  fica com um sabor mais suave. 

Castanhas: amêndoa, castanha-do-pará,  amendoim. Deixar as castanhas de molho na  água ajuda a eliminar as toxinas, geralmente  provenientes do armazenamento inadequado.  E isso é muito comum!  Tempo: 8 horas.  Importante: dispensar a água, sempre!  Em seguida, use para fazer leite vegetal (bata  no liquidificador com água filtrada). Se for usar  na salada ou na granola, leve ao forno baixo  (150 °C) até secar (mexa de vez em quando).

Continua após a publicidade
Publicidade