4 erros no café da manhã que podem afetar sua saúde e bem-estar

Pular essa refeição pode diminuir a qualidade da sua alimentação, explica especialista

Por Maraísa Bueno
Atualizado em 27 Maio 2025, 19h30 - Publicado em 27 Maio 2025, 14h00
Saiba quais frutas podem dar mais energia ao longo do dia
Saiba quais frutas podem dar mais energia ao longo do dia (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

A frase “o café da manhã é a refeição mais importante do dia” já foi dita por diversos profissionais da nutrição, pois se trata da primeira refeição do dia e alguns hábitos pode torná-la prejudicial para a sua saúde

De acordo com uma pesquisa feita na Universidade Federal de Uberlândia e publicada na revista internacional Diabetes Metabolism – Research and Reviews, quem pula o café da manhã tem a reprodução de hábitos não saudáveis, enquanto quem faz o hábito de tomar o café da manhã tende a seguir uma rotina mais elaborada e com boa qualidade do sono.

“Alimentar-se de manhã é uma estratégia para reduzir a ingestão de calorias ao longo do dia, melhorar a qualidade da dieta e dar energia. Se o café da manhã for adequado e equilibrado, seguido de refeições igualmente equilibradas, pode contribuir para compor um bom hábito alimentar”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia. 

Mas, com a rotina corrida, pode ser complicado fazer uma café da manhã adequado e alguns erros podem comprometer a qualidade da dieta e também a saúde. E eles foram listado pela Dra. Marcella.

4 erros no café da manhã para ter atenção e não cometê-los

1

Pular o café da manhã 

“Para muitas pessoas, além de deixar o metabolismo mais lento, contribuindo para cansaço e falta de energia ao longo do dia, o jejum matinal, em algumas pessoas, pode aumentar a ansiedade por comer, provocando fome e maior desejo por alimentos calóricos. Além disso, esse estresse e mudança de humor pode liberar radicais livres que pioram a atividade da insulina, aumentam o perfil inflamatório e podem levar ao aumento do colesterol e elevar o risco de doenças cardíacas”.

Dra. Marcella dá a dica: “o café da manhã tem que ser composto por alimentos ricos em proteínas e fibras e que sejam, de preferência, salgados”. 

Continua após a publicidade
2

Ingerir alimentos ricos em açúcar 

“Alimentos ricos em açúcares e carboidratos simples podem gerar um pico de açúcar no sangue, com elevação e queda rápida dos níveis glicêmicos, causando cansaço ao longo do dia e maior desejo por doces. As consequências a longo prazo incluem ganho de peso e até diabetes”. 

E completa: “O ideal é iniciar a refeição com proteínas e alimentos com carboidratos mais complexos e de menor índice glicêmico, incluindo pães integrais e cereais como aveia e granola, além de frutas como maçã, pera, laranja e outros vegetais. Os alimentos podem ser associados com proteínas magras e lácteos, como iogurtes”.

Continua após a publicidade
3

Ficar apenas no café 

“O café pode irritar o estômago e causar enjoo, especialmente em pessoas que já sofrem com problemas digestivos”, alerta a Dra. Marcella. Além do café, outra bebida comum que muitas vezes substitui a refeição pela manhã é a vitamina, que pode não ser tão saudável quanto parece. “Dependendo da composição e se forem adoçados, vitaminas e smoothies podem ser ricos em açúcares e calorias e baixos em proteínas e fibras, assim prejudicando a saciedade”, diz a nutróloga. 

A Dra. aconselha que o ideal é preparar a vitamina em casa para garantir o que você está consumindo. “Utilize ingredientes com alto valor proteico, como iogurte ou suplementos proteicos e ricos em fibras, incluindo grãos, como chia e aveia, e frutas. Mas, recomenda-se que a bebida seja parte de uma refeição mais completa e não de maneira isolada”, detalha.

Continua após a publicidade
4

Comer na padaria 

“Se a rotina é corrida, e não há outra opção além da padaria, o mais importante é saber fazer boas escolhas como ovos, queijos magros, pães integrais e frutas. Claro, não há problema algum em sair da rotina e comer um croissant ocasionalmente, mas combine-o com proteínas e fibras saudáveis. E lembre-se de que deve ser algo pontual”, acrescenta a Dra. Marcella Garcez, que, por fim, lembra que o melhor e mais saudável é reservar um tempo para aproveitar o momento do café da manhã com calma.

 

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.