Continua após publicidade

Ervas calmantes para chás: benefícios da camomila, valeriana e tília

Confira por que consumir as bebidas feitas a partir da infusão de ervas com princípios ativos que atuam sobre o sistema nervoso

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 17 jun 2024, 23h21 - Publicado em 13 jun 2024, 20h00

Em meio à rotina corrida, os chás feitos com ervas calmantes são uma alternativa natural e sem contraindicações para combater o estresse e a ansiedade causados no dia a dia de quem leva uma vida atribulada.

De acordo com uma pesquisa recente do relatório global People at Work 2023, 67% dos brasileiros são afetados pelo estresse no trabalho – número acima da média mundial, que ficou em 65%.

Raúl Cotes, gerente de produto na Tea Shop Brasil e Espanha, afirma que certas infusões contêm bioativos que agem sobre o sistema nervoso, proporcionando relaxamento e reduzindo o cortisol, hormônio do estresse. Entre as ervas mais indicadas para esse fim, ele destaca valeriana, tília e camomila. A seguir, o profissional explica como as propriedades destas ervas atuam no organismo.

Ervas calmantes para chás

  • Valeriana

As raízes da planta são conhecidas pela ação sobre o sistema nervoso central, e são usadas também em medicamentos fitoterápicos. A valeriana é indicada para reduzir a ansiedade e promover o sono por conter valepotriato, um princípio ativo com propriedade sedativa. A planta também atua como relaxante muscular.

Continua após a publicidade
  • Tília

A tília tem propriedades ansiolíticas e sedativas devido à presença de flavonoides e outras substâncias como limoneno e alfa-pineno. O limoneno, por exemplo, tem a capacidade de modular neurotransmissores que atuam sobre o relaxamento.

  • Camomila

A fama calmante da camomila se justifica por compostos como o flavonoide apigenina, que tem efeito ansiolítico e melhora a qualidade do sono ao agir sobre o sistema nervoso. Essa ação também reduz os níveis de noradrenalina e dopamina.

 

Publicidade