Continua após publicidade

Fases da perda de peso: veja as etapas pelas quais você passa

São duas etapas no total e elas tem resultados bem diferentes

Por Larissa Serpa
Atualizado em 21 out 2024, 16h36 - Publicado em 8 out 2023, 10h14
fases da perda de peso - mulher medindo a barriga com uma fita métrica e sorrindo
 (freepic.diller/Freepik)
Continua após publicidade

Se você é como a maioria das pessoas, pode estar ansioso para saber quando poderá ver os resultados depois de embarcar em sua jornada para perder peso. Ao mesmo tempo, você também pode querer saber se o peso que está perdendo vem da gordura e não dos músculos ou da água. Continue lendo para entender quais são as fases da perda de peso.

FASES DA PERDA DE PESO

A perda de peso geralmente ocorre em dois estágios – um estágio inicial e rápido de perda de peso seguido por um período mais lento e longo de perda de peso.

1

Estágio 1 – Perda rápida de peso

A primeira etapa da perda de peso é quando você tende a perder mais peso e começa a notar mudanças em sua aparência e no caimento de suas roupas. Geralmente acontece nas primeiras 4–6 semanas.

Continua após a publicidade

A maior parte da perda de peso nesta fase vem dos estoques de carboidratos, proteínas e água – e, em menor grau, da gordura corporal.

Vale lembrar também que os homens têm maior probabilidade de perder peso mais rapidamente do que as mulheres, e os adultos mais velhos podem perder peso mais rapidamente do que os mais jovens, embora parte desta perda de peso possa ser muscular.

2

Estágio 2 – Perda de peso lenta

A perda de peso no segundo estágio ocorre em um ritmo muito mais lento, mas vem principalmente da gordura corporal, geralmente após 6 semanas ou mais. Às vezes, você pode experimentar um platô de perda de peso durante o qual sente pouca ou nenhuma perda de peso.

Os platôs de perda de peso podem ocorrer devido a adaptações metabólicas que diminuem o metabolismo e o número de calorias que você queima durante o exercício.

No entanto, os platôs de perda de peso ocorrem mais comumente porque muitas dietas são excessivamente restritivas e difíceis de seguir, fazendo com que as pessoas se desviem delas.

Como tal, é importante seguir um padrão alimentar adequado ao seu estilo de vida e preferências, para que você possa mantê-lo por longo prazo.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.