Natal saudável: 12 sugestões de panetones e chocotones mais leves

Fomos atrás dos lançamentos mais recentes, e provamos alguns! Confira a opinião da equipe

Por Amanda Panteri Atualizado em 7 dez 2020, 17h41 - Publicado em 14 dez 2020, 09h00

Quando falamos em comidas típicas do Natal, ele provavelmente é a primeira coisa que vem na cabeça de muita gente. Esta espécie de pãozinho doce, recheado com frutas secas e de sabor bem característico é adorado no Brasil, mas veio de longe: tem origem na Itália, mais especificamente em Milão. O problema é que, por ser à base de farinha de trigo e conter bastante açúcar, muitas pessoas evitam o panetone (assim como a versão chocotone, com gotas de chocolate no lugar das frutinhas).

Pensando nisso, fizemos uma seleção de produtos com uma pegada mais leve para o Natal de 2020: tem sem açúcar, integral, sem glúten… É só escolher qual melhor se encaixa na sua alimentação e manter o equilíbrio!

Panetones e chocotones de 2020 com ingredientes mais leves

1 – Panetone de Frutas Zero Açúcar, 440g, Armazém Fit Store

panetone armazém fit store
Armazém Fit Store/Divulgação

“Confesso que esperava aquela textura característica dos produtos sem glúten: áspera, quebradiça e um tanto quanto dura. Mas este panetone surpreendeu! A massa é fofinha e muito cheirosa, promete agradar tanto os celíacos quanto quem precisa seguir cardápios com restrição de açúcar (também não deixa aquele gosto ‘amarrado’ de alguns adoçantes)”, compartilhou Amanda Panteri, repórter da Boa Forma. 

2 – Panettone Gotas de Chocolate Light, 400g, Mundo Verde

panetones Mundo verde
Mundo Verde/Divulgação

“Além de não ter adição de açúcar, ele conta com um reforço de fibras que prometem ajudar no funcionamento do intestino. É uma ótima opção de lanche da tarde, uma vez que possui 25% menos calorias do que as versões tradicionais. Difícil ficar em uma fatia só”, Amanda Panteri. A marca oferece também o Panettone Frutas Light.

3 – Panettone sem glúten e sem lactose Frutas, 300g, Wickbold 

panetone wickbold
Wickbold/Divulgação

Conhecida pelas linhas de pães especiais e saudáveis, a marca Wickbold acaba de lançar panetones sem glúten para atender especificações de celíacos, alérgicos e pessoas que seguem uma dieta restritiva. “Esperava encontrar uma massa ressecada, mas achei a textura supermacia e saborosa. Para atender o meu paladar especificamente, poderia vir com um pouco mais de frutinhas cristalizadas”, disse Amanda Maia, redatora-chefe de Boa forma.

4 – Panettone sem glúten e sem lactose Gotas de Chocolate, 300g, Wickbold

panetone wickbold
Wickbold/Divulgação

“A massa estava apenas um pouco mais ressecada do que a versão do sabor de frutas cristalizadas. Para quem não gosta de panetone muito doce, esta versão é perfeita, pois as gotas de chocolate meio amargo são menos açucaradas e o não derretem facilmente, proporcionando fatias mais sequinhas e equilibradas. Como não gosto de consumir produtos por muito tempo depois de aberto, achei o  tamanho compacto de 300g perfeito”, avaliou Amanda Maia.

5 – Panettone Trufa Zero, 500g, Cacau Show

panetone cacau show
Cacau Show/Divulgação

A marca de chocolates Cacau Show inclui em seu portfólio uma versão de panetone zero açúcar com recheio de chocolate trufado ao leite.  “O que mais chama a atenção é que, além do recheio de trufas, a massa também traz frutinhas cristalizadas, um mix que geralmente as marcas não costumam fazer. A massa molhadinha e o recheio cremoso tornam os pedaços bem úmidos e perfeitos para quem ama chocolate”, disse Amanda Maia. Segundo informações da embalagem, uma fatia (80g) possui 251 kcal. 

6 – Panettone Frutas Zero Adição de Açúcares, 400g, Panco

panetone panco
Panco/Divulgação

Outra opção é o Integral com Geleia de Damasco e Uva Passa, que apesar de integral, é macio, molhadinho e saboroso como os tradicionais. Eles são feitos com ingredientes selecionados e passam por um processo de fermentação natural que leva 48 horas e faz com que tenham o sabor característico e uma textura macia e molhadinha.

Continua após a publicidade

7 – Panettone com Gotas de Chocolate, 400g, Lowçucar

panetone lowçucar
Lowçucar/Divulgação

“Eu já conhecia a marca pelos seus produtos sem adição açúcar dos mais diferentes tipos: gelatinas, pudins e outras guloseimas. E é claro que o panetone deles não me decepcionou, afinal, é feito com o processo de fermentação natural e zero gorduras trans. A versão com frutas também é deliciosa, além de não conter lactose”, Amanda Panteri. 

8 – Panettone Soul Good Gotas, 440g, Kopenhagen

panetone kopenhagen
Kopenhagen/Divulgação

A linha conta com chocolates e o panettone. Todos eles são sem adição de açúcares, zero lactose, sem glúten e sem adoçantes artificiais. Além disso, são feitos com ingredientes naturais e contam com o característico chocolate da marca, que muita gente ama!

9 – Panettone Classic Zero Adição de Açúcares, 400g, Nestlé

panetone Nestlé
Nestlé/Divulgação

Com generosas gotas de chocolate da marca também conhecida pelo docinho, mas sem adição de açúcares. A criançada vai adorar! 

10 – Panettone Zero Adição de Açúcares, 500g, Bauducco

panetone Bauducco
Bauducco/Divulgação

Talvez o mais conhecido pelos brasileiros, agora na versão sem adição de açúcares. 

11 – Panettone Integral Zero Açúcar, 400g, Casa Suíça 

panetona casa suíça
Casa Suíça/Divulgação

Além de não conter adição de açúcar, é rico em fibras, uma vez que possui farinha de trigo integral.

12 – Panettone Frutas Zero, 400g, Santa Edwiges

panetone santa edwiges
Santa Edwiges/Divulgação

De fermentação natural, fonte de fibras e adoçado com sucralose.

Bônus: Panetone salgado de cerveja! 

panetone salgado de cerveja
Abraccio/Stella Artois/Divulgação

Estranho para alguns, gostoso para outros… A verdade é que um panetone salgado é bem diferente do que estamos acostumados. Mas as marcas Abbraccio e Stella Artois resolveram inovar e anunciaram o lançamento do produto deles, de 300g. A novidade leva cerveja Stella Artois na composição da massa, combinada com parmesão e um mix de temperos característicos e exclusivos do Abbraccio. A novidade poderá ser encontrado exclusivamente nas unidades do restaurante ou via delivery, no iFood.  

  • Continua após a publicidade
    Publicidade