O que acontece se você parar de comer açúcar por um mês?
Estudos revelam os impactos surpreendentes de um mês sem o produto: mais energia, pele renovada, perda de peso e até benefícios para a saúde mental

Parar de comer açúcar ou reduzir seu consumo tem sido um tema cada vez mais discutido por especialistas em saúde. Mas o que realmente acontece com o corpo quando cortamos esse produto por um mês?
A verdade é que essa atitude pode trazer benefícios significativos, desde mais energia até melhor saúde metabólica e mental. A seguir, apontamos quais são as mudanças pelos quais o organismo passa após um mês sem o consumo desse produto.
Benefícios de parar de comer açúcar
1Melhora nos níveis de energia
Ao contrário do que muitos pensam, eliminar o açúcar pode aumentar a disposição. “O açúcar causa picos de glicose no sangue, seguidos por quedas bruscas, levando à fadiga”, disse a nutricionista Jessica Cording à Healthline. Prova disso é um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, que mostrou que dietas com alto índice glicêmico — como as ricas em açúcar — estão associadas a maior cansaço.
Redução do risco de diabetes e melhora na sensibilidade à insulina
O excesso de açúcar está ligado à resistência à insulina, um precursor do diabetes tipo 2. Um estudo no Journal of the Endocrine Society revelou que cortar açúcares adicionados por quatro semanas melhorou significativamente a sensibilidade à insulina em adultos com sobrepeso.
3
Pele mais saudável e menos inflamação
“O açúcar promove a glicação, um processo que danifica o colágeno e a elastina, acelerando o envelhecimento”, explicou a dermatologista Whitney Bowe à Women’s Health. Além disso, uma pesquisa no Journal of Investigative Dermatology associou dietas ricas em açúcar a maior incidência de acne.
Perda de peso e redução da gordura abdominal
O açúcar é calórico e sacia pouco, o que facilita o consumo excessivo. Um estudo no BMJ mostrou que reduzir açúcares adicionados leva à perda de peso, especialmente na região abdominal. “O corpo passa a queimar gordura como fonte de energia em vez de depender do açúcar”, afirmou o nutricionista Mark Hyman à Men’s Health.
Melhora no humor e saúde mental
Embora o açúcar possa dar uma sensação temporária de prazer, estudos ligam seu consumo excessivo a maior risco de depressão. Uma pesquisa no Scientific Reports encontrou uma correlação entre dietas ricas em açúcar e transtornos de humor. “O açúcar desregula neurotransmissores como a serotonina”, disse a psiquiatra Georgia Ede à Healthline.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.