Continua após publicidade

Como perder gordura no rosto de forma segura

Além disso, como diferenciar gordura e inchaço facial

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 16h35 - Publicado em 19 ago 2022, 08h46
perder gordura no rosto
 (Yan Krukov/Pexels)
Continua após publicidade

Pensando em perder aquela gordura localizada no rosto, mas não sabe como começar? Justo. Os conteúdos sobre perda de gordura na internet estão repletos de desinformações e, com o surgimento de plataformas como TikTok e Instagram, a proliferação de conselhos suspeitos de perda de peso é maior do que nunca. O que você realmente precisa é de conhecimento legítimo!

Por isso, primeiramente, vale entender que se você está procurando perder gordura do rosto porque está preocupada em diminuir o excesso de gordura corporal como um todo, isso é uma coisa.

Por outro lado, se o intuito é mudar a forma natural do seu rosto, a ideia não é tão legal assim. Lembre-se, somos todos diferentes, e qualquer objetivo saudável deve ser baseado em viver sua vida com mais saúde e bem-estar, não em punir ou se forçar ao extremo.

Felizmente, temos conselhos de uma especialista sobre como perder gordura no rosto de forma segura! Entenda:

DÁ PARA PERDER GORDURA APENAS NO ROSTO?

Segundo a nutricionista funcional e integrativa Luanna Caramalac Munaro, a resposta é não. “Quando ganhamos peso, engordamos de uma forma sistêmica. Claro que há pessoas que têm uma predominância de engordar no quadril ou na barriga, por exemplo, e isso também está muito relacionado aos hormônios de cada um. Mas, não existe especificamente um acúmulo de gordura somente no rosto, porque ao engordar, o nosso corpo engorda como um tudo”, ela diz.

Desse modo, essa lógica também vale para quando vamos emagrecer: não é possível dizer ao corpo qual região ele deve “secar” primeiro.

Continua após a publicidade

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA GORDURA FACIAL?

  • Genética;
  • Fatores de estilo de vida: estresse, má nutrição;
  • Medicamentos;
  • Outras doenças preexistentes;
  • Hormônios e alterações hormonais do ciclo menstrual.

Ou seja: perder gordura ao redor do rosto pode ser o mesmo que tentar perder gordura em qualquer outra parte do corpo. Então, os princípios básicos de perda de peso precisam ser exercitados.

Eles incluem cuidar de sua alimentação, minimizar o estresse, dormir o suficiente e se exercitar regularmente. Mas nunca inclui dietas radicais ou protocolos alimentares excessivamente restritivos, viu?

GORDURA NO ROSTO PODE SER PERIGOSA?

Às vezes, o excesso de gordura facial pode ser o efeito colateral de certos medicamentos, tratamentos em curso ou, em casos raros, condições subjacentes.

Continua após a publicidade

Um rosto redondo pode ser um efeito colateral do tratamento com esteróides ou, em casos raros, um sintoma da síndrome de Cushing, que ocorre quando o corpo é exposto ao excesso de cortisol por um longo tempo. Isso geralmente é causado por um tumor na glândula pituitária ou por outras doenças da glândula adrenal que afetam a produção de hormônios.

Se você suspeitar que sua gordura facial pode ser consequência de algo mais sério, entre em contato com seu médico. Ele poderá ajudá-la a entender mais sobre o que pode estar acontecendo.

COMO DIFERENCIAR GORDURA NO ROSTO E INCHAÇO FACIAL?

Ainda de acordo com a especialista, a grande questão é que não é possível diferenciar a gordura no rosto com o inchaço facial. Isso porque ao engordar, sofremos com uma inflamação crônica do corpo, o que também estimula o inchaço.

“É claro que, por exemplo, em um caso esporádico (se tomar mais bebida alcoólica ou comer uma quantidade maior de determinado alimento), pode ser que a pessoa acorde inchada no dia seguinte devido a essa ação pontual. Mas, quando engordamos de fato, é inevitável que tenhamos um inchaço gerado pela inflamação crônica.”

Continua após a publicidade

DICAS DE NUTRIÇÃO

Mas então, o que fazer? “Indico chás, como chá de cavalinha e chá verde, pois ajudam a reduzir a retenção de líquidos e são excelentes aliados no processo de emagrecimento”, diz a nutricionista.

Além disso, ela cita alimentos com ação antioxidante, anti-inflamatória e termogênica. Como cúrcuma, frutas vermelhas e gengibre. “É importante também manter uma hidratação adequada, e garantir uma alimentação mais saudável possível”, finaliza.

OUTRAS DICAS PARA AMENIZAR A GORDURA FACIAL

  • Não exagere no álcool;
  • Reduza a ingestão de cafeína;
  • Diminua o consumo de açúcar e carboidratos refinados;
  • Aposte em alguns exercícios faciais — um rolinho de jade pode ser um grande aliado!
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.