7 receitas de chás e suas propriedades

Estas ervas naturais podem promover inúmeros benefícios — desde mais ânimo até melhores noites de sono

Por Amanda Panteri Atualizado em 2 set 2021, 17h43 - Publicado em 18 set 2021, 15h42

Seja gelado para refrescar pela manhã, ou quentinho antes de dormir, quem não ama um bom chá? As possibilidades são infinitas: dá para usar frutas, flores, sementes, ervas, cascas e raízes nas preparações. Mas apesar de naturais, é preciso cautela em alguns casos: algumas plantinhas não são indicadas para bebês ou quem tem pressão alta, por exemplo. Saiba mais:

Quem pode tomar chá?

Algumas pessoas costumam oferecer chá para bebês a fim de aliviar cólicas. De acordo com a nutricionista Dayse Paravidino, o hábito pode até ajudar, mas vale lembrar que crianças antes dos seis meses de idade não devem ingerir nada além do leite materno, que por si só é rico e nutricionalmente completo. Já as mamães que amamentam podem fazer uso de algumas plantas (mas vale consultar um nutricionista para saber quais).

O mesmo vale para quem sofre com hipertensão (pressão alta). “Chá verde, cavalinha, carqueja e chá preto são exemplos de chás a serem evitados por quem usa medicação para controle da pressão arterial”, diz a especialista. Em todo caso, é sempre bom perguntar ao seu médico.

Dayse também recomenda ingerir a bebida sem açúcar. Desse modo, o líquido fica mais saudável e você consegue sentir o aroma e o sabor originais.

7 receitas de chás e suas propriedades

Chá de cacau

receitas de chás
Pexels/Pexels

Ajuda na melhora do humor, do fluxo sanguíneo, dos sintomas da TPM e no controle da ansiedade.

Ferva 500 ml de água. Quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente duas colheres de sobremesa de casca de amêndoa de cacau. Aguarde de cinco a 10 minutos, coe e beba.

Espinheira-santa

“Muito conhecida por sua ação nos desconfortos gástricos (azia, gastrite e cólicas)”, explica Dayse.

Adicione as folhas de espinheira-santa em água fervente, tampe e deixe repousar por cerca de 10 minutos. Coe e tome morno.

Malva

receitas de chás
Pexels/Pexels

Anti-inflamatório e descongestionante das vias respiratórias.

Continua após a publicidade

Basta colocar 2 colheres de sopa de folhas secas de malva em uma xícara de água fervente, deixar repousar por 10 minutos e coar.

Camomila

receitas de chás
Pexels/Pexels

Possui efeito calmante por reduzir a ansiedade e o estresse.

Em 250 ml de água fervente, adicione 2 colheres de chá de flores secas de camomila. Tampe, deixe repousar durante cerca de 10 minutos e coe antes de beber.

Canela de Velho

Auxilia no combate às dores articulares.

Ferva a água, retire do fogo e coloque folhas secas de canela de velho, deixando repousar por cerca de 10 minutos. Depois, coe e beba.

Cavalinha

receitas de chás
Pexels/Pexels

Utilizada como diurético e aliado na prevenção a infecções urinárias.

Basta ferver 200 ml de água e acrescentar 1 colher de sopa da folha seca.

Amora branca

Melhora os desconfortos da menopausa.

Ferva 200 mL de água e coloque 2g de folhas de amora branca em infusão, por cerca de 15 minutos. Em seguida, coe e beba 3 xícaras por dia.

Continua após a publicidade
Publicidade