Sob Medida: como é a nutrição proposta por Joana Jakobowicz

Comida de verdade e praticidade são alguns dos pilares da marca que oferece refeições congeladas, kits balanceados, sucos e sopas

Por helenagalante Atualizado em 4 ago 2021, 14h16 - Publicado em 4 ago 2021, 14h11

“Comecei a entrar na casa das pessoas para ajudar a cozinhar de forma correta. Frango não precisa ficar sem graça, ele pode ficar gostoso.” Foi assim que a nutricionista Joana Jakobowicz, por muito tempo dedicada à nutrição esportiva, começou a se aproximar da cozinha. Seu interesse por uma alimentação saudável despertou ainda na infância, com 12 anos. Após uma consulta, ela descobriu que a nutrição podia ajudar a melhorar todas as outras áreas da saúde. Desde então, decidiu que seguiria a carreira de nutricionista. Ela estudou também fisiologia do exercício.

Joana Jakobowicz: nutricionista está à frente Sob Medida
Joana Jakobowicz: nutricionista está à frente Sob Medida Bruno Avila/Divulgação

No contato com os pacientes, ela foi percebendo que a maior barreira para seguir um plano alimentar era a dificuldade de preparar as receitas. De maneira improvisada, começou em 2007 a cozinhar ela mesma os pratos. No ano seguinte, surgia profissionalmente a marca Sob Medida, que entrega pratos saudáveis congelados avulsos ou programas voltados para emagrecimento para toda a região da Grande São Paulo.

“De lá para cá, muitas receitas mudaram. A nutrição muda”, conta Joana. Há mais de dez anos, por exemplo, o uso de margarina era recomendado pelos profissionais. Hoje, na linha de priorizar a comida de verdade e deixar de lado os ultraprocessados, ela não tem mais vez nas suas receitas. A farinha de trigo integral também foi sendo substituída por outras versões mais nutritivas, como a farinha de amêndoa. “Tiramos o glúten e a lactose porque acredito que são itens inflamatórios, e a ideia é desinflamar o corpo”, ela conta.

Refeições prontas do Sob Medida: para esquentar em banho maria ou no microondas
Refeições prontas do Sob Medida: para esquentar em banho maria ou no microondas Divulgação/Divulgação
Continua após a publicidade

Localizada em Perdizes, a cozinha prepara desde cardápios personalizados até kits prontos oferecidos no site. Em busca da praticidade, muitos clientes optam por comprar todas as refeições prontas, do café ao jantar. Durante a pandemia, Joana sentiu num primeiro momento que muitas pessoas passaram a encomendar o almoço e o jantar por não ter tempo de ir para a cozinha. Com a dificuldade de manter uma alimentação balanceada diante de tanto estresse, depois de 6 meses aumentou a procura por programas de emagrecimento: “O nível de ansiedade cresceu, aumentando a compulsão alimentar. Em 90% dos atendimentos, indico um acompanhamento psicológico junto com a nossa orientação nutricional”.

Salmão em crosta de chia Sob Medida: opção low carb
Salmão em crosta de chia Sob Medida: opção low carb Divulgação/Divulgação

Entre os sete pratos mais vendidos estão o peito de frango ao lemon pepper, pupunha ao pesto e abóbora, o peixe em crosta de castanha de caju com purê de beterraba e couve de bruxelas e a lasanha de abobrinha lowcarb. Todos são entregues em embalagens plásticas e podem ser aquecidos em banho-maria, no microondas ou no forno.

Coxinha: salgado ganha versão fit do Sob Medida
Coxinha: salgado ganha versão fit do Sob Medida Divulgação/Divulgação

No pacote Nossa Melhor Seleção (R$ 355,00), os sete pratos acompanham ainda três lanchinhos – não deixe de provar a coxinha funcional de frango com batata doce. Mais seis sucos, um chá e três sopinhas (a de couve-flor com cogumelos frescos fica bem cremosa) estão inclusos.

Bolo funcional de laranja: também há opções de sobremesas e sucos no cardápio
Bolo funcional de laranja: também há opções de sobremesas e sucos no cardápio Divulgação/Divulgação
Continua após a publicidade

Publicidade