Os benefícios da beterraba na sua dieta

Suas fibras e substâncias antioxidantes favorecem o bom funcionamento do organismo, o que é ótimo para a balança, a pele e a disposição

Por Eliane Contreras Atualizado em 5 abr 2018, 19h30 - Publicado em 5 abr 2018, 19h15

O segredo para você obter todos os benefícios da beterraba é consumi-la com frequência, de preferência crua ou cozida no vapor, para que seus nutrientes sejam preservados ao máximo. Descubra os maiores benefícios do alimento:

  • Valor nutricional

    Muita gente consome beterraba com a intenção de garantir um bom aporte de ferro ao organismo. Mas a raiz é fraca nesse mineral: segundo a tabela de alimentos da Universidade Estadual de Campinas, 100 gramas de beterraba crua tem 0,3 miligrama de ferro e 0,2 na versão cozida – bem menos que os 2,71 miligramas presentes na mesma quantidade de espinafre cru.

    Nem por isso ela deixa de ser um superalimento, especialmente para as grávidas e malhadoras. “A beterraba é rica em ácido fólico (importante para a formação do bebê) e outros nutrientes fundamentais”, afirma Patrícia Davidson Haiat, nutricionista do Rio do Janeiro. Apesar de docinha, a beterraba tem poucas calorias – 43 em uma unidade grande (100 gramas) –, além de conter uma boa quantidade de fibras, que fazem com que a liberação de energia no organismo aconteça aos poucos. “As fibras solúveis da beterraba reduzem a absorção de glicose e ajudam a manter o bom colesterol”, complementa Patrícia.

    Efeitos na pele

    Os benefícios à saúde em geral e à pele se devem principalmente às betacianinas – pigmento (ele dá a intensa cor vermelha à raiz) da família das antocianinas. “Vários estudos mostram que o consumo frequente desses compostos, em conjunto com outros antioxidantes, está associado ao aumento da longevidade”, explica Daniela Cierro, nutricionista da Sociedade Brasileira de Personal Diet, em São Paulo.

  • Assim como outros vegetais de coloração avermelhada ou arroxeada (uva, ameixa, figo e repolho-roxo), a beterraba também reforça a imunidade e melhora a circulação, protegendo o coração.

    Mais disposição

    É entre as pessoas que fazem atividade física que a beterraba faz mais sucesso. Isso porque um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Exeter, no Reino Unido, mostrou que a hortaliça tem o poder de oxigenar as células do nosso organismo, tornando o exercício menos cansativo.

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    “Esse efeito é mérito do nitrato, que aumenta a produção de óxido nítrico e, com isso, provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos, favorecendo a chegada de nutrientes ao músculo”, explica Patrícia, que orienta consumir o suco de beterraba até uma hora antes do treino. Resultado: mais disposição e força para entrar em forma.

    Confira algumas sugestões de receitas feitas com beterraba:

    Pasta de beterraba e castanha de caju

    Pasta de beterraba e castanha de caju
    Getty Images/Getty Images

    Salada de carpaccio de beterraba e grão-de-bico com molho tahine

    Salada de carpaccio de beterraba e grão-de-bico com molho tahine
    Alexandra Vaz/BOA FORMA

    Crepioca de beterraba

    Crepioca de betarraba
    Rodrigo Sacramento/BOA FORMA

    Hommus de beterraba é ideal para o pré-treino

    Homus de beterraba com pão
    Elena_Danileiko/Thinkstock/Getty Images
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