Os benefícios da beterraba na sua dieta

Suas fibras e substâncias antioxidantes favorecem o bom funcionamento do organismo, o que é ótimo para a balança, a pele e a disposição

O segredo para você obter todos os benefícios da beterraba é consumi-la com frequência, de preferência crua ou cozida no vapor, para que seus nutrientes sejam preservados ao máximo. Descubra os maiores benefícios do alimento:

Valor nutricional

Muita gente consome beterraba com a intenção de garantir um bom aporte de ferro ao organismo. Mas a raiz é fraca nesse mineral: segundo a tabela de alimentos da Universidade Estadual de Campinas, 100 gramas de beterraba crua tem 0,3 miligrama de ferro e 0,2 na versão cozida – bem menos que os 2,71 miligramas presentes na mesma quantidade de espinafre cru.

Nem por isso ela deixa de ser um superalimento, especialmente para as grávidas e malhadoras. “A beterraba é rica em ácido fólico (importante para a formação do bebê) e outros nutrientes fundamentais”, afirma Patrícia Davidson Haiat, nutricionista do Rio do Janeiro. Apesar de docinha, a beterraba tem poucas calorias – 43 em uma unidade grande (100 gramas) –, além de conter uma boa quantidade de fibras, que fazem com que a liberação de energia no organismo aconteça aos poucos. “As fibras solúveis da beterraba reduzem a absorção de glicose e ajudam a manter o bom colesterol”, complementa Patrícia.

Efeitos na pele

Os benefícios à saúde em geral e à pele se devem principalmente às betacianinas – pigmento (ele dá a intensa cor vermelha à raiz) da família das antocianinas. “Vários estudos mostram que o consumo frequente desses compostos, em conjunto com outros antioxidantes, está associado ao aumento da longevidade”, explica Daniela Cierro, nutricionista da Sociedade Brasileira de Personal Diet, em São Paulo.

Veja também

Assim como outros vegetais de coloração avermelhada ou arroxeada (uva, ameixa, figo e repolho-roxo), a beterraba também reforça a imunidade e melhora a circulação, protegendo o coração.

Mais disposição

É entre as pessoas que fazem atividade física que a beterraba faz mais sucesso. Isso porque um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Exeter, no Reino Unido, mostrou que a hortaliça tem o poder de oxigenar as células do nosso organismo, tornando o exercício menos cansativo.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

“Esse efeito é mérito do nitrato, que aumenta a produção de óxido nítrico e, com isso, provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos, favorecendo a chegada de nutrientes ao músculo”, explica Patrícia, que orienta consumir o suco de beterraba até uma hora antes do treino. Resultado: mais disposição e força para entrar em forma.

Confira algumas sugestões de receitas feitas com beterraba:

Pasta de beterraba e castanha de caju

Pasta de beterraba e castanha de caju

 (Getty Images/Getty Images)

Salada de carpaccio de beterraba e grão-de-bico com molho tahine

Salada de carpaccio de beterraba e grão-de-bico com molho tahine

 (Alexandra Vaz/BOA FORMA)

Crepioca de beterraba

Crepioca de betarraba

 (Rodrigo Sacramento/BOA FORMA)

Hommus de beterraba é ideal para o pré-treino

Homus de beterraba com pão

 (Elena_Danileiko/Thinkstock/Getty Images)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s