Os benefícios da beterraba na sua dieta

Suas fibras e substâncias antioxidantes favorecem o bom funcionamento do organismo, o que é ótimo para a balança, a pele e a disposição

Por Eliane Contreras
Atualizado em 21 out 2024, 17h34 - Publicado em 5 abr 2018, 19h15
Sporrer/Skowronek
Sporrer/Skowronek (/)
Continua após publicidade

O segredo para você obter todos os benefícios da beterraba é consumi-la com frequência, de preferência crua ou cozida no vapor, para que seus nutrientes sejam preservados ao máximo. Descubra os maiores benefícios do alimento:

VALOR NUTRICIONAL

Muita gente consome beterraba com a intenção de garantir um bom aporte de ferro ao organismo. Mas a raiz é fraca nesse mineral: segundo a tabela de alimentos da Universidade Estadual de Campinas, 100 gramas de beterraba crua tem 0,3 miligrama de ferro e 0,2 na versão cozida – bem menos que os 2,71 miligramas presentes na mesma quantidade de espinafre cru.

Nem por isso ela deixa de ser um superalimento, especialmente para as grávidas e malhadoras. “A beterraba é rica em ácido fólico (importante para a formação do bebê) e outros nutrientes fundamentais”, afirma Patrícia Davidson Haiat, nutricionista do Rio do Janeiro. Apesar de docinha, a beterraba tem poucas calorias – 43 em uma unidade grande (100 gramas) –, além de conter uma boa quantidade de fibras, que fazem com que a liberação de energia no organismo aconteça aos poucos. “As fibras solúveis da beterraba reduzem a absorção de glicose e ajudam a manter o bom colesterol”, complementa Patrícia.

EFEITOS NA PELE

Os benefícios à saúde em geral e à pele se devem principalmente às betacianinas – pigmento (ele dá a intensa cor vermelha à raiz) da família das antocianinas. “Vários estudos mostram que o consumo frequente desses compostos, em conjunto com outros antioxidantes, está associado ao aumento da longevidade”, explica Daniela Cierro, nutricionista da Sociedade Brasileira de Personal Diet, em São Paulo.

Continua após a publicidade

Assim como outros vegetais de coloração avermelhada ou arroxeada (uva, ameixa, figo e repolho-roxo), a beterraba também reforça a imunidade e melhora a circulação, protegendo o coração.

MAIS DISPOSIÇÃO

É entre as pessoas que fazem atividade física que a beterraba faz mais sucesso. Isso porque um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Exeter, no Reino Unido, mostrou que a hortaliça tem o poder de oxigenar as células do nosso organismo, tornando o exercício menos cansativo.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

“Esse efeito é mérito do nitrato, que aumenta a produção de óxido nítrico e, com isso, provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos, favorecendo a chegada de nutrientes ao músculo”, explica Patrícia, que orienta consumir o suco de beterraba até uma hora antes do treino. Resultado: mais disposição e força para entrar em forma.

Confira algumas sugestões de receitas feitas com beterraba:

Continua após a publicidade

Pasta de beterraba e castanha de caju

Os benefícios da beterraba na sua dieta
(Getty Images/Getty Images)

Salada de carpaccio de beterraba e grão-de-bico com molho tahine

Os benefícios da beterraba na sua dieta
(Alexandra Vaz/BOA FORMA)
Continua após a publicidade

Crepioca de beterraba

Os benefícios da beterraba na sua dieta
(Rodrigo Sacramento/BOA FORMA)

Hommus de beterraba é ideal para o pré-treino

Os benefícios da beterraba na sua dieta
(Elena_Danileiko/Thinkstock/Getty Images)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.