Como saber se é hora de voltar no nutricionista?

De sintomas físicos, como a fadiga, até o tédio alimentar, existem muitos motivos para retornar ao consultório

Por Marcela De Mingo Atualizado em 16 jul 2022, 17h32 - Publicado em 18 jul 2022, 08h00

Tantas coisas acontecem durante o nosso dia a dia que é fácil a alimentação ficar em último lugar – quem nunca enjoou da própria comida ou de comer sempre a mesma coisa que atire a primeira pedra! E se você está com um objetivo em mente, como perder peso ou ganhar massa – isso também pode acontecer. Aliás, todos esses são ótimos sinais de que está na hora de você voltar ao nutricionista. 

POR QUE IR AO NUTRICIONISTA?

“O que motiva as pessoas a buscarem um nutricionista é qualidade de vida, melhorar a qualidade da alimentação, prevenção ou tratamento de doenças ou ainda melhorar a composição corporal (emagrecimento ou ganho de massa muscular)”, explica o Dr. Thiago Volpi, nutrólogo e CEO do Espaço Volpi. 

Com o objetivo em mente e as necessidades de cada paciente mapeadas, o nutricionista vai determinar o ritmo do acompanhamento nutricional – que pode variar bastante. Em média, cada consulta nutricional é acompanhada de um retorno entre 30 a 45 dias. 

Quem, no entanto, já passou por um nutricionista, fez acompanhamento, mas sente que perdeu o ritmo com a própria alimentação pode contar com outras motivações para buscar a orientação profissional. De uma mudança na sua rotina de exercícios, até uma troca de modalidade esportiva, horários de trabalho ou por praticidade, tudo é válido aqui. 

Continua após a publicidade

POR QUE VOLTAR AO NUTRI?

O mais importante é encontrar um fio condutor para essa ida ao consultório – isso vai ajudar, inclusive, na sua adesão ao novo plano alimentar e, claro, trazer os resultados esperados, evitando frustrações. 

“Muitos pacientes já possuem bons hábitos alimentares, facilitando, assim, a conduta nutricional, e junto com as estratégias nutricionais definidas pelo profissional pode-se otimizar os resultados e objetivos”, explica. 

Na dúvida se esse é mesmo o momento de voltar ao nutri? Aí, vai mais uma dica: você pode usar os sintomas abaixo como balizadores, isto é, como sinais de que o seu corpo precisa de um ajuste alimentar. 

  • Falta de energia
  • Indisposição
  • Fadiga
  • Lesões recorrentes
  • Estresse
  • Insônia ou muito sono 
  • Inchaço
  • Retenção hídrica
Continua após a publicidade

Publicidade