6 passos básicos para um cabelo mais saudável e bonito no inverno

Descubra táticas certeiras para ganhar uma madeixa impecável mesmo na temporada de frio

É inverno! Época de usar maquiagem sem se importar com o calor e de apostar em looks mais sofisticados. Mas do que adianta tudo isso se o seu cabelo está sem visco? Quando a temperatura e a umidade relativa do ar caem, a atenção deve ser redobrada. Nesta época, os fios perdem água do interior da haste capilar, ficam desidratados e mais difíceis de serem penteados. “É importante manter a hidratação em dia. A frequência vai depender da necessidade de cada tipo de cabelo. O ideal é uma vez por semana, podendo até chegar a três vezes por semana nos fios muito quebrados”, conta o tricologista Adriano Almeida, Diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo.

PASSO 1: evite água muito quente na hora de lavar o cabelo

Sim, nós sabemos que é difícil, mas a temperatura ideal da água para lavar o cabelo é fria ou morna. “A água quente estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais oleosidade, favorecendo a dermatite seborreica com possibilidade de coceiras e até ferimentos no couro cabeludo”, afirma Almeida.


PASSO 2: use e abuse de protetores térmicos

“Nesta época do ano, os secadores, pranchas e modeladores de cachos são grandes companheiros do cabelo. Por isso, é indispensável o uso de protetores térmicos para moderar a sensibilidade dos fios”, comenta Wagner Nascimento de Macedo, hairstylist do Monde k, de Guarulhos.


PASSO 3: aposte em xampu a seco

Para quem sofre com a oleosidade dos fios, o uso de xampu seco pode ser um grande aliado. Você elimina aquela sensação de oleosidade da raiz sem precisar lavar o cabelo. E ainda elimina odores.


PASSO 4: cuidado com toucas e outros acessórios de cabelo

Estes acessórios podem abafar o couro cabeludo e favorecer a caspa. Mas se você não puder evitá-los, alerta Almeida: “cuidado para não apertar demais os fios no posterior da sua cabeça parar evitar a quebra”. 


PASSO 5: cuide da alimentação

Indiferente à época do ano, os fios precisam receber os nutrientes essenciais para brilhar e ter força. Por isso, não dispense: ferro, presentes em carnes, gema do ovo, legumes, grãos integrais, vegetais verde-escuros, melaço escuro, camarão e ostras; zinco, presentes em leite, moluscos, arenque e farelo de trigo; cobre, presentes em moluscos, cerejas, legumes, rins, aves, ostras, castanhas, cereais, frutas secas e mariscos; vitamina B6, presente em levedo, germe de trigo, carne de porco, batata, banana e aveia. 


PASSO 6: invista em suplementação

A ideia do nutricosmético surgiu após a descoberta de que elementos químicos como cobre, zinco e outros participam de atividades em nossas células. E se estas funcionam de forma adequada, todo nosso organismo, inclusive pele, cabelos e unhas se tornam mais saudáveis. São autênticas pílulas da beleza, que nutrem as células cutâneas e capilares. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s