Água filtrada é o grande truque para um cabelo mais bonito e saudável

Você gastou o dinheiro com ampolas, hidratação no salão, xampu anti-resíduos, mas ainda não conquistou a cabeleira que tanto deseja? O segredo pode estar nos filtros. Não, a gente nem está falando daqueles de Instagram

Por Maria Lúcia Zanutto
Atualizado em 21 out 2024, 19h22 - Publicado em 13 ago 2015, 15h02
Gerard Giaume
Gerard Giaume (/)
Continua após publicidade

Cabelo lindo, volumoso e supersaudável – tipo Gisele Bündchen – é, na verdade, resultado de um tratamento muito antigo: água potável. É isso mesmo! Lavar os fios com uma água com menos química ajuda, sim, a deixar as madeixas mais bonitas e com um aspecto incrível.
 
“O excesso de metais pesados e componentes químicos que são usados durante o tratamento da água alteram a saúde dos fios. O brilho fica prejudicado, o cabelo embaraça com mais facilidade e, consequentemente, fica mais difícil de pentear. Ter um filtro no chuveiro é interessante para diminuir o cloro, um dos responsáveis pelos danos”, explica Dr. Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo, de São Paulo. 

Em Paris, segundo o especialista, muitas mulheres já aderiram à água mineral para lavar as madeixas. A decisão aconteceu porque a água de lá recebe muito cálcio e o resultado é imediato: menos vida, mais quebra e aspecto poroso.

O dermatologista ressalta que os cabelos com tintura são os mais prejudicados pela água. “A reação entre as químicas resulta em ressecamento e quebra. Logo, você precisa fazer um tratamento de hidratação mais intenso. Dependendo do tipo de interação química, os fios podem até mudar de cor. No couro cabeludo, o maleficio só acontece se a pessoa tiver alguma alergia ou intolerância aos produtos químicos”, afirma.
 

As celebridades também apostam!

Na edição de agosto da BOA FORMA, Tainá Müler revelou que é obcecada pela qualidade da água. Por isso, fez questão de instalar um filtro ultrapotente na cozinha para garantir a pureza do que bebe e outro no chuveiro – “É para me livrar dos metais pesados. Sou a louca dos filtros.”

Mal dá para acreditar que, enquanto os fios eram virgens, ela nem usava condicionador. Agora com as mechas cor de mel, que fez para a personagem, a atriz se arrisca no mundo das máscaras hidratantes. “Às vezes, peso a mão. Então, antes de gravar, aplico xampu seco para controlar melhor a oleosidade da raiz”, conta Tainá, que sempre foi muito conservadora – “Só com o cabelo, tá?”, ela enfatiza –, mas está curtindo a mudança de visual.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.