Ao ar livre, em ambiente fechado ou na água. Os cuidados que você deve ter com a pele em cada tipo de esporte

Sim, cada modalidade exige uma precaução diferente. Descubra o que fazer nas diferentes situações!

Os benefícios da atividade física você já deve conhecer – desde redução dos níveis de colesterol até melhorias no relacionamento a dois. Mas, já parou para pensar como o exercício pode influenciar na saúde e aparência da sua pele? Pois é, ela sofre muito com a rotina de exercícios. Pensando nisso, Christiane Gonzaga, dermatologista da Sociedade Brasileira e da Academia Americana de Dermatologia, dividiu os esportes em três categorias e elaborou uma rotina básica (porém fundamental!) de cuidados com a pele para os dias de treino:
 


Esportes ao ar livre (atletismo, vôlei de praia, ciclismo, futebol e canoagem)

Os grandes vilões, nestas práticas, são a alta exposição ao sol e o suor excessivo. Por isso, em primeiro lugar, é fundamental o uso do protetor solar com, no mínimo, FPS 30, tanto na pele quanto na boca. “Não adianta passar só antes de começar o treino, é muito importante também reaplicá-lo pelo menos a cada duas ou três horas”, afirma a especialista. A exposição excessiva e sem proteção ao sol pode causar câncer de pele, o tipo mais comum no Brasil.

Outro cuidado bastante importante é manter a pele sempre bem limpa, pois o calor do corpo faz com que os poros se dilatem e estimula a oleosidade. Isso, somado ao acúmulo de impurezas e bactérias na pele, é a receita perfeita para o surgimento de cravos e espinhas. Evite usar maquiagem durante os exercícios, também favorece o surgimento de acne. “Lave bem a pele não só antes, mas principalmente depois da atividade física, e procure usar sempre os sabonetes que apresentam ácido salicílico em sua composição, pois eles contribuem para deixar a pele mais sequinha e ajudam no combate à acne”, ensina.

Fazer uma esfoliação na pele uma vez por semana também é importante para manter a região sempre limpa, linda e saudável. Se você tem rosácea, dê uma borrifada de água termal antes e depois da atividade para prevenir e aliviar a vermelhidão, graças aos seus minerais anti-inflamatórios.
 

Esportes em ambiente fechado (como basquete, boxe, ginástica artística, judô e lutas)

Aqui, os perigos são o ambiente quente e úmido, o suor excessivo e as roupas molhadas, que podem causar brotoejas, irritação na pele, sem falar na proliferação de fungos, verrugas e herpes, que são muito comuns nesses tipos de esporte. Por isso, é importante ficar sempre atento a qualquer sinal de vermelhidão na pele e procurar um dermatologista. “Lave bem o corpo, as mãos e os pés com sabonetes antibactericidas antes e depois dos exercícios. Além disso, procure sempre usar chinelos nas duchas da academia, para evitar a contração de verrugas e fungos nos pés. Após o treino, retire as roupas úmidas o mais rápido possível. Opte por roupas Dry Fit ou de algodão leve para evitar brotoejas”, sugere a Dra Christiane. Também vale manter a pele sempre limpa usando sabonetes com ácido salicílico. 

Alerta: alguns tipos de pele podem se beneficiar com o uso de hidratantes antes dos exercícios, mas há certos compostos em suas fórmulas que devem ser evitados, pois podem causar ardor e irritação quando o corpo começa a suar. Ácido glicólico, retinóides e vitamina C costumam ser os principais agressores. Além disso, evite condicionadores de cabelo com miristato isopropílico, pois o suor pode proporcionar o contato do produto com a pele e este ingrediente é bastante conhecido por ocasionar acne.
 

Esportes aquáticos (como natação, polo aquático e nado sincronizado)

O famoso vilão é o cloro, presente na água da piscina. O contato constante da pele e do cabelo com esse produto faz com que ele remova a oleosidade natural, deixando-os ressecados e fragilizados. Além disso, a cloramina (combinação do cloro com substâncias como o suor, compostos químicos dos cabelos, resquícios de cremes e protetores solares) também é irritativa. “É fundamental manter a pele sempre muito bem hidratada, com cremes corporais ou com óleos especiais”, conta.

Após o treino, lave bem o corpo e prefira sempre os sabonetes líquidos hidratantes ou óleo gel de ducha para retirar todos os resíduos do cloro e ajudar na recuperação da oleosidade natural da pele. Em seguida, aplique novamente o hidratante de sua preferência. O ressecamento mais grave da pele pode causar dermatite, por isso, fique atenta. Para o cabelo, aposte em um leave-in antes de colocar a touca e aposte na hidratação, pelo menos, duas vezes por semana. Se o treino for na piscina ao ar livre, é muito importante usar protetor solar resistente à água de fator no mínimo 30. A aplicação deve ser feita pelo menos 30 min antes de entrar na água.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s